Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo realiza palestra nesta terça-feira (29)

Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Saúde de Quissamã, por meio do Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo e da Divisão em Saúde do Trabalhador, realizou no auditório da Prefeitura, palestra para trabalhadores terceirizados do município, com o objetivo de conscientizar os usuários sobre os malefícios a saúde e de elevar o número de assistidos.
“Os profissionais de saúde realizam atividades com intuito de abordarem e direcionarem materiais explicativos, para que os tabagistas se motivem e optem voluntariamente pelo ingresso no programa. Os fumantes que desejam ingressar nessa luta, são guerreiros, pois é uma batalha diária”, afirmou Sheila Maria, enfermeira técnica responsável pelo Programa.
Vale ressaltar que os trabalhos de conscientização são contínuos e que os profissionais são capacitados pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, junto ao Ministério de Saúde. Os tabagistas interessados nos serviços de assistência e acompanhamento, devem buscar diretamente o atendimento nas unidades. Atualmente, aproximadamente 30 pessoas são assistidas.
A psicóloga Elizabeth Cabreira falou sobre os impactos sociais que o uso do álcool acarreta na saúde, na mudança comportamental, no mal que faz ao próximo, no caso de colisão no trânsito, atropelamento, homicídio. A orientação médica e o suporte psicológico, além da possibilidade do uso controlado dos adesivos de nicotina ou goma, auxiliam na mudança de hábitos e comportamento.
Entre o público que acompanhou a palestra, Aparecida Estulano, uma das funcionárias da empresa, desabafou. “A dependência adoece a família inteira. Tive um caso desse na família, mas graças a ajuda dos profissionais da Saúde, hoje está há quase dois anos limpo, sem ingerir bebida alcoólica e eu gostaria de aproveitar para agradecer a equipe responsável pelo projeto”, conta Aparecida.