Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo realiza ação na USF de Santa Catarina

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo, realizou nesta terça-feira (25) uma ação educativa de Combate ao Fumo, na Unidade de Saúde da Família – USF de Santa Catarina, para os munícipes que foram em busca de orientações.
– É importante realizar esse trabalho de conscientização e ajuda aos fumantes para que eles conquistem mais qualidade de vida. Muitas vezes, o paciente quer parar de fumar, mas não consegue sozinho, nem sabe onde buscar ajuda. E esse tem sido o papel do grupo de apoio, para que eles percebam que não estão sozinhos – declarou a enfermeira Suzana Almeida.
No último dia 18 (terça-feira), a equipe retornou à USF o atendimento às pessoas que desejam parar de fumar. Durante a pandemia, o desafio foi trabalhar esta questão a partir da procura, em consulta individual, pois a abordagem a pessoa que fuma tem maior adesão no trabalho em grupo. “Mas precisamos manter o distanciamento em função da COVID-19. Atualmente, realizamos das duas formas, só que em grupo pequenos”, completou a enfermeira.
O trabalho é desenvolvido ao longo de quatro semanas. O usuário passa pela enfermeira, pela médica de família, nutricionista e dentista. A Maria Juçara dos Santos manifestou a vontade de parar de fumar, pois sabe o quanto afeta a saúde e buscou a ajuda necessária.
Suzana alega que normalmente, o início de um novo ano traz o desejo de mudança. E aproveita para convocar todos aqueles que desejam mudar de vida. “Quer parar de fumar? Venha conosco! Procure a USF mais próxima da sua residência”, pediu a enfermeira.