Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Programa de Controle da Hanseníase em Quissamã capacita profissionais da Saúde

Programa de Controle da Hanseníase em Quissamã capacita profissionais da Saúde

Quissamã segue com a campanha “Janeiro Roxo”, de combate e prevenção da Hanseníase. Nesta quinta-feira (27), pela manhã, foi realizada capacitação para os profissionais da Saúde de diversos setores como: fisioterapia, recepção, enfermagem, odontologia, IEC, administração, auxiliar de serviços gerais, assistência social e arquivo. À tarde, foi a vez das gerentes das Unidades de Saúde da Família- USF. A atividade foi aplicada no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas.
“O Programa de Controle da Hanseníase, com essa roda de conversa, reforça a importância do diagnóstico precoce. Foi um trabalho de orientac?a?o e conscientizac?a?o sobre a doença, incluindo os setores que muitas vezes não tem o contato direto, mas se cada um ficar atento dentro do seu ambiente de trabalho, é possível realizar um trabalho em equipe para alcançar ainda mais sucesso”, declarou a coordenadora do programa de Controle da Hanseníase, Ruth Méia Nunes.
Os profissionais entenderam mais a doença e foram bastante participativos ao elaborarem perguntas que minimizaram as suas dúvidas. Para os funcionários que não lidam diretamente com a doença, foi explicado que é transmissível, que tem tratamento, tem cura e que é preciso contar com a percepção de cada um no seu setor.
A fisioterapeuta Maria Clara Longui falou sobre o diagnóstico, a palpação dos nervos e do acompanhamento do paciente durante todo o tratamento. A fisioterapia é importante no mapeamento das mãos e dos pés para o monitoramento em caso de reações hansênicas, pois isso norteia o médico a escolher o tratamento adequado.
Na manhã desta sexta-feira (28), haverá uma grande mobilização. A equipe estará na Praça Mário Moreira da Silva, conhecida como praça da feirinha, esclarecendo dúvidas, entregando panfletos e dando orientações das 10h as 16h.
O dermatologista Thiago Rubim Bellot e a fisioterapeuta Maria Clara Longui realizarão atendimentos na pele da população com manchas suspeitas, caroços com perda de sensibilidade ou nervos engrossados, numa sala localizada na Casa do Empreendedor.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.