Programa de Atenção ao Idoso de Quissamã completa 22 anos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Pessoa Idosa, antigo PAI – Programa de Atenção ao Idoso -, completa 22 anos em Quissamã. Em função da pandemia, foram dois anos sem as festividades costumeiras, mas com o avanço da vacina, foi possível comemorar este ano. Para marcar a data, na manhã desta terça-feira (07) foi realizada uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Desterro, com a presença da prefeita Fátima Pacheco, do vice Marcelo Batista e vereador Janderson Barreto. Na parte da tarde, a sede do SCFV, recebeu mais de 100 beneficiários do programa para um grande culto de celebração, com pregação, muitos louvores e alegria de sobra.
Os cadastrados no SCFV da Pessoa Idosa têm 60 anos ou mais, são moradores de Quissamã e possuem renda de até meio salário-mínimo. O programa oferece serviços de fisioterapia, geriatria, psicologia, serviço social e ainda atividade física. Os idosos mensalmente recebem atividades lúdicas e de desenvolvimento motor, elaboradas por pedagogos. Já com os idosos acamados, o trabalho é feito por meio de visitas domiciliares em conjunto com o PSF – Programa Saúde da Família.
“Eu, como assistente social e prefeita, fiz questão de construir uma nova sede para o programa e, em virtude da pandemia, reajustei para R$300 o valor da transferência. Quando começamos no ano de 2000, eram apenas 50 participantes. Agora, são aproximadamente 1.200, com investimento superior a R$ 360 mil por mês. O benefício é um complemento à renda do idoso que, na maioria, recebe um salário ou até menos e é responsável pelas despesas de casa. Vocês são merecedores, pois estão aqui desde quando Quissamã não era um município. O recurso da cidade, deve voltar para os quissamaenses para que tenham qualidade de vida”, declarou a prefeita.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, estava emocionada e foi a primeira a se pronunciar. “Como é bom estar na Casa do Senhor comemorando com vocês, os 22 anos do Programa do Idoso. Quero aproveitar para agradecer a presença de todos aqui, pois hoje, além do aniversário do programa, podemos também, após dois anos de afastamento, comemorar a vida. Agradecer em especial a prefeita Fátima e ao vice Marcelo, por garantirem com excelência, a continuidade do bom serviço prestado aos munícipes”.
“É fundamental ter alguém que se dedique aos idosos, alguém que pense na qualidade de vida deles e estamos aqui felizes, para celebrarmos essa data tão linda. Vamos aproveitar para festejar na casa do Senhor, com a presença de Jesus e agradecendo a Deus, a prefeita e a esse grupo capacitado, que transborda amor ao trabalhar com os munícipes da melhor idade”, declarou Marcelo Batista.
Unival de Souza, atualmente com 85 anos, foi um dos primeiros a aderir ao programa do idoso e falou sobre a importância dele em sua vida. “Quando Fátima, ainda menina, veio trabalhar como assistente social em Quissamã, ela trouxe esse programa para cá e tive a sorte de acompanhar desde o início. Embora a ajuda financeira seja bem-vinda, o mais importante para mim, sempre foi poder partilhar momentos de alegria e conversa, com os amigos. Eu sempre gostei muito e adorava as atividades. Infelizmente, tive um AVC e não pude mais participar, mas fiz questão de vir a missa celebrar”, disse.