Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Programa de Assistência Veterinária faz balanço de atividades

O Programa de Assistência Médica Veterinária (PAMvet), implantado em março deste ano, vem contribuindo com a saúde pública no município. De acordo com balanço apresentado pela veterinária Luíza Barcelos, entre os meses de abril e agosto, foram atendidos 202 cães e gatos, sendo 120 castrados; 277 bovinos examinados, e 10 atendimentos de animais resgatados pela Guarda Municipal, dentre outras ações como eventos, palestras e projetos de pesquisas em andamento.
O PAMvet é uma iniciativa gratuita da Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, com a finalidade de oferecer aos munícipes a castração de cães e gatos, palestras educativas e exames para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina. O programa está dividido em quatro etapas, sendo a primeira, o pré-cadastro; segunda, o agendamento para avaliação clínica e exames laboratoriais para avaliar as condições dos animais para fazerem as cirurgias; terceira, cirurgia; e a quarta, pós-operatório.
Segundo a veterinária, os animais que foram atendidos, mas não passaram pela cirurgia, ainda não estão aptos para o procedimento. “Vale reforçar que o primeiro atendimento, que consiste na avaliação clínica do animal, é realizado nas Unidades de Saúde da Família e nossa equipe já atendeu animais nas unidades de Morro Alto, Matias, Carmo e Caxias”, explicou Luiza.
Para ter acesso aos serviços, os interessados deverão procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima ou a sede de Vigilância em Saúde, ao lado do Parque de Exposições, para realizar o pré-cadastro.

Galeria de Fotos