Programa da Saúde de Quissamã vai representar o RJ em Congresso no Pará

Uma ação desenvolvida pela secretaria de Saúde de Quissamã vem dando excelente resultado, com o esclarecimento de dúvidas referentes à vasectomia, o que tem levado cada vez mais homens a optarem pelo procedimento. E isso vem sendo possível com a aplicação do ‘Planejamento Reprodutivo: Programa Municipal de Ligadura Legal – Vasectomia: desmistificando tabus”, experiência que será apresentada ao Brasil no próximo dia 25, no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASEMS) em Belém, no Pará, na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS.
O trabalho foi uma das 16 experiências municipais selecionadas pelo Conselho de Secretarias de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS), entre 66 inscritas, sendo avaliadas segundo os critérios de relevância e aplicabilidade; ampliação de acesso; coordenação do cuidado em rede; caráter inovador; alinhamento às diretrizes do SUS; e apresentação textual. Foram escolhidas, além do programa de Quissamã, experiências dos municípios de Niterói, Mangaratiba, Carmo, Maricá, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macuco, Casimiro de Abreu, Três Rios e do Consórcio da Baixada Litorânea.
Em Quissamã, o trabalho é realizado de forma articulada entre a Atenção Básica e Especializada, por meio dos profissionais da Saúde da Família e do Programa Ligadura Legal, onde se destaca a vasectomia, que deixa de lado as ações focadas somente nas mulheres, quando se pensa em saúde sexual e reprodução. Com isso, se oferece acesso a informações, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade, propiciando um contexto de livre e informada escolha.
Na Atenção Básica acontecem o aconselhamento, atividades educativas e clínicas que abordam as disfunções sexuais, prevenção e controle do câncer de próstata e de pênis, prevenção e tratamento de DST, acesso à vasectomia, entre outras. Já na Especializada, após optar pela cirurgia no Programa Ligadura Legal, são realizados exames de espermograma para conferir o sucesso da mesma. O objetivo final do Programa é estimular os homens ao conhecimento e cuidado de si mesmo, sem julgamento e reconhecendo o cidadão como sujeito de suas escolhas e ações, mediante ao conhecimento e a oferta da atenção em saúde.