Programa cria novas perspectivas para os jovens

Lançado em maio de 2019, com a proposta de proporcionar vivências e experiências de aprendizado profissional, cultural e educacional aos jovens e adolescentes, entre 15 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, com o desenvolvimento de suas habilidades, o Programa Jovens em Ação, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), segue mudando a rotina dos participantes. É o caso de Marcos Vinícius Gonçalves do Desterro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio, que participa da iniciativa, exercendo suas atividades na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
No início das ações deste ano, Marcos Vinícius e os demais integrantes do projeto foram recebidos com uma programação diversificada de encontros, no auditório da Prefeitura de Quissamã. Entre os assuntos abordados, eles conheceram os benefícios do ID Jovem, um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
Ao conhecer o benefício, Marcos conta que não perdeu tempo e no mesmo dia deu entrada em sua carteirinha. “Conheci o ID Jovem na palestra e busquei informações sobre como fazer, e agora já estou com o documento em mãos”, disse o estudante.
Sobre a oportunidade de estar no Programa Jovens em Ação, Marcos Vinícius ressalta que sempre sonhou em ter contato com o ambiente da Prefeitura. “Desde o momento que consegui a vaga, comecei a vivenciar novas situações. Já montei várias coisas em planilhas, fiz amizade com muitas pessoas e fui muito bem recebido na secretaria de Desenvolvimento. Agradeço à Prefeitura por ter implantado essa iniciativa, uma oportunidade que nem todos os jovens têm e quem têm deve aproveitar bastante. É uma experiência para toda a vida e para nosso futuro. Uma iniciativa que só vem a somar”, destacou o estudante, que planeja cursar Pedagogia e Letras.
Por meio do Programa, os jovens atuam nas repartições públicas por três horas diárias, sendo três dias nas atividades escolhidas e dois de ações complementares, sempre no contraturno escolar, sendo acompanhados por uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais e orientadores. Os participantes recebem uma ajuda de custo mensal de R$ 300.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, ressalta que o programa é uma iniciativa que está dando certo, contribuindo para a vivência dos jovens em setores diversos da Prefeitura. “A proposta é fazer com que, além do contato com o mundo de trabalho, o participante também tenha contato com a realidade da sociedade onde ele está inserido”, completou.
Coordenadora do Programa Jovens em Ação no município, Rosilene Rodrigues também destacou a importância da iniciativa. “As atividades desse ano foram abertas com a Semana de Integração, que serviu para receber os novos integrantes e também como exercício de cidadania, despertando o senso de responsabilidade social. Sendo assim, percebemos que este objetivo foi alcançado já que recentemente foi possível promover a integração dos jovens nas palestras, onde participaram ativamente através de questionamentos e indagações sobre temas relevantes para a sociedade”, frisou.