Programa colabora na formação de jovens no contraturno escolar

Os integrantes do Programa Jovens em Ação, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da secretaria de Assistência Social de Quissamã, têm vivenciado a rotina de setores variados da Prefeitura, conhecendo o dia a dia do trabalho e realizado tarefas que poderão encaminhá-los profissionalmente. Eles atuam nas repartições públicas por três horas diárias, sendo três dias nas atividades escolhidas e dois de ações complementares, sempre no contraturno escolar, e são acompanhados por uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais e orientadores. E ainda recebendo bolsa-auxílio de R$ 300 por mês.
Os jovens, com idade entre 15 e 16 anos, participam de oficinas de Dança, Teatro, Ética e Cidadania, Psicologia: desenvolvimento da identidade na adolescência – temas e reflexões, desenvolvimento de habilidades em práticas administrativas e informática, entre outras. E também de atividades complementares, tais como palestras, conferências e rodas de conversas.
E, dentro do grupo, 35 participantes com idade a partir de 16 anos foram designados para a composição da Guarda Mirim, onde recebem treinamento específico, acompanhamento e supervisão, oferecido em parceria entre a Assistência e a Guarda Municipal. A instrução abrange temas como Ética e Cidadania; Noções de Direito Brasileiro e Código Penal; Noções Gerais sobre Trânsito, Ecologia e Preservação do Meio Ambiente; Conhecimentos Gerais sobre o Município na área turística; Noções Gerais de Segurança e Primeiros Socorros; Ordem Unida e Educação Física.
E, entre os temas abordados, o turismo e o turista foram apresentados pela divisão de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em aulas teóricas e praticas, que incluíram visitação de espaços históricos e naturais do município.
“Durante o curso, abordamos o atendimento ao turista, boa postura, como melhorar ainda mais o atendimento, pontos turísticos culturais e naturais, produtos típicos do município, como o mel, o melado e a cachaça, e o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que foi visitado pelo grupo. Puderam conhecer melhor o trabalho que é desenvolvido pela equipe de Turismo, como o planejamento, a confecção do material promocional e a participação nos eventos fora do município”, explicou o turismólogo e assessor técnico de Turismo, Marco Simas.
Nas aulas práticas, os guardas mirins participaram de um roteiro para conhecer melhor os principais pontos turísticos da cidade, como a Casa Mato de Pipa, o Canal Campos/Macaé, os solares, a Igreja do Carmo, a Praia de João Francisco, o PARNA de Jurubatiba e a Fazenda da Machadinha, entre outros, foram visitados e as curiosidades de cada lugar foram apresentados aos mesmos. E, em mais uma visita técnica do Curso de Instrução, o grupo visitou, na quarta-feira (18), o Forte Marechal Hermes, em Macaé.