Programa Agente Mirim completa um mês de atividades

Lançado oficialmente em 18 de junho, o Programa Agente Mirim, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), completou um mês de atividades e o balanço das ações aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Prefeitura de Quissamã, com a presença de representantes do governo municipal, familiares e integrantes do Programa. Na oportunidade, a prefeita Fátima Pacheco anunciou o primeiro pagamento, no valor de R$ 200, e houve ainda apresentação do Coral do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II, de Barra do Furado.
A iniciativa atende crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, com o objetivo de orientar e capacitá-los no desenvolvimento da autonomia e composição de valores, auxiliando-os nas interações sociais junto à comunidade, estimulando o diálogo, a solidariedade e o respeito mútuo.
A coordenadora do Programa Agente Mirim, Gabriela Bento, agradeceu a presença dos familiares e reforçou a importância da parceria deles para a realização das atividades. “Ficamos muito felizes em ver nossas crianças sendo assistidas e aprendendo cada vez mais. A cada apresentação, nos emocionamos e o balanço sobre esse primeiro mês de atividades é de que estamos no caminho certo”, disse.
A subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros, destacou o olhar carinho da prefeita Fátima Pacheco com as ações da pasta. “Essa iniciativa, assim como o Programa Jovens em Ação, está contribuindo muito com a vida de nossos jovens e seus familiares, não só pela questão financeira, mas principalmente por promover o acolhimento e garantir novos aprendizados e vivências”, ressaltou.
Marcos Alves, coordenador da Defesa Civil, frisou que a iniciativa transforma a vida dos envolvidos. “Tenho certeza que através dessas ações vamos fazer história não apenas no nosso município, mas em toda a região. O município faz um trabalho diferenciado. Agradecemos aos pais pela parceria a aos alunos pelo empenho e dedicação”, completou.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, relembrou o objetivo do Programa. “É mais uma ação com a proposta de fazer um cerco protetivo a nossas crianças, por meio da transferência de renda, possibilitando uma melhor qualidade de vida à família. São diversas atividades educativas oferecidas, que contribuem com a vida de cada um deles. Com o Agente Mirim e o Jovens em Ação, atendemos nossas crianças dos 7 aos 18 anos”, pontuou.
O vice-prefeito Marcelo Batista enfatiza que o futuro do país está nas mãos das crianças e dos jovens. “Essa ação que está sendo realizada no município, e que conta com a parceria da Câmara de Vereadores, é muito importante. Quando damos oportunidade aos mais novos, estamos preparando essa geração para o futuro, para a vida”, completou.
Fátima Pacheco disse que meta é atender, até dezembro, um total de 1.000 crianças e adolescentes nos dois programas. “Não se trata apenas de uma ação para gerar renda às famílias, mas uma iniciativa que passou pela Câmara Municipal e virou projeto de lei. Os passos que temos dado desde que assumimos o governo têm sido pela população. Limpamos o nome do município, adquirimos mais de 40 veículos novos, pagamos os atrasados dos Programas Sociais, retomamos o Programa de Bolsas de Estudos e estamos com todas as obrigações trabalhistas em dia. A maior marca do nosso governo é o cuidado com as pessoas e agradecemos a parceria das famílias, tanto nos projetos sociais, quanto nas escolas, acompanhando a vida dos alunos. Esse amor é milagroso”, acrescentou a prefeita.
Ana Paula Azevedo, mãe do pequeno Kayo Azevedo, afirma que o Programa é de grande importância e envolve não só os alunos. “Sem essa iniciativa, muitas crianças poderiam estar nas ruas. Só tenho a agradecer pela participação do meu filho, que está aproveitando tudo que é ensinado nas atividades. É uma grande oportunidade e os profissionais são atenciosos, carinhosos e ofertam muito cuidados aos nossos pequenos”, ressaltou.
Participaram também da avaliação o coordenador de Transporte, Fábio Castro; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Cássio Reis; o subsecretário de Educação, Ailson Belarmindo, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha, e os vereadores José Borba, Leone Cordeiro, Luiz de Acil, Xande Moreno e Chiquinho Arué.