Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Profissionais do HMMMJ recebem treinamento sobre cuidados especiais com recém-nascidos prematuramente

Profissionais do HMMMJ recebem treinamento sobre cuidados especiais com recém-nascidos prematuramente

Os cuidados especiais com recém-nascidos prematuramente foram tema de um treinamento multidisciplinar, ministrado pela coordenação técnica de fisioterapia do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus – HMMMJ. Denominado: “Suporte ao recém-nato no primeiro minuto de vida”, o treinamento faz parte da programação organizada para marcar o Dia Mundial da Prematuridade, no último dia 17, que marca o Novembro Roxo. A data foi criada com o intuito de sensibilizar a população para um problema de saúde pública, inspirar reflexões a respeito das estratégias para a sua prevenção de nascimento prematuros e a melhoria na assistência neonatal a esses pacientes.
A capacitação foi ministrada pela enfermeira, especialista em neonatologia, Fabiane de Andrade e pela fisioterapeuta, Ana Caroline Terra, em dois turnos: manhã e tarde, nesta quinta-feira (18), destinado a enfermeiras, técnicas de enfermagem e fisioterapeutas. Aproximadamente 30 profissionais participaram das atividades. No primeiro período do dia, a aula foi teórica e no segundo, houve, tanto a prática, quanto a conceitual, com oito horas de trabalho e direito a certificado.
Durante a capacitação foram abordados tópicos como o atendimento ao recém-nato de alto risco e princípios básicos de ressuscitação, ambos na sala de parto; manuseio do ambu (unidade manual de respiração artificial), fixação de 101 (para reanimação), manuseio do ventilador mecânico em neonatologia, seleção de sonda, técnica de sondagem orogástrica, cuidados e técnicas de aspiração das vias aéreas superiores, fixação de acesso, administração de medicação de emergência neonatal, manejo, cuidados e segurança do recém-nato durante o transporte.
A fisioterapeuta neointensivista, Ana Caroline Terra, falou sobre a conquista de introduzir dentro da sala de parto, uma equipe completa, composta por técnico de enfermagem, enfermeiro, fisioterapeuta e pediatra, além dos profissionais que atuam no centro cirúrgico. Explanou também sobre a importância da capacitação e a necessidade de novos aprendizados para a equipe:
– O primeiro minuto de vida do recém-nascido, é um minuto de ouro. Precisamos ter uma equipe preparada para reanimar e cuidar do bebê, caso seja necessário. São questões básicas, mas que fogem da nossa rotina e todo esse suporte inicial, é para que a criança seja estabilizada e transferida para um hospital que seja referência no atendimento a bebês prematuros, relatou Ana.
Já a enfermeira especialista em neonatologia, Fabiane de Andrade, reafirmou que “conhecimento é algo que ninguém pode tirar da gente, então, é fundamental aprender e trocar informação, principalmente na área da saúde. Os profissionais da Saúde precisam sempre de novas experiências, para que tenham melhorias na prática e assim passem por uma reciclagem constantemente”.
A campanha do “Novembro Roxo” acontece durante todo o mês. O roxo é a cor símbolo da causa da prematuridade, que marca a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Na próxima quarta-feira (24), às 17h, acontecerá no Centro Cultural Sobradinho o evento: “Juntos pelos prematuros cuidando do futuro”.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.