Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Profissionais da Saúde de Quissamã recebem capacitação sobre Sífilis

O Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, em parceria com a Estratégia da Saúde da Família – ESF e o Programa de Saúde do Homem, realizou na última terça-feira (08), na sede do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, antigo PAI, mais uma capacitação para os enfermeiros e gerentes das Unidades de Saúde da Família – USF sobre Sífilis. A ação, encerrou a Campanha Outubro Verde, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção e combate à doença.

“A capacitação ou atualização dos profissionais sobre a epidemiologia atual da sífilis no nosso meio, fala sobre a importância das medidas de vigilância epidemiológica, a apresentação clínica e as estratégias diagnósticas das diversas formas de apresentação da sífilis, como o tratamento, aconselhamento e monitoramento adequado dos casos diagnosticados”, explicou a Coordenadora do Programa, Tatiane Felipe.

Espera-se que a iniciativa favoreça a construção de conhecimentos e promova a troca de experiências entre os profissionais, tanto os enfermeiros, quanto os gerentes, lotados nas USF’s do município. “Foi de suma importância poder contar com a presença dos representantes de todas as unidades para que o trabalho seja completo e bem executado”, finalizou Tatiane.

Vale ressaltar que a sífilis tem cura, sendo uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema Pallidum, que pode ser transmitida pelo sexo sem preservativo ou por transfusão de sangue. Já a transmissão da sífilis congênita acontece da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.

Já a gestacional foi o foco do treinamento, com abordagem nas complicações sofridas pelo bebê, que pode resultar em má-formação do feto, aborto ou até mesmo a morte do recém-nascido. “Nossa meta é ampliar ainda mais o conhecimento da equipe e o atendimento oferecido às gestantes”, ressaltou a coordenadora do programa.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.