Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Professores têm momento especial na abertura do ano letivo

Professores têm momento especial na abertura do ano letivo

Na abertura do ano letivo para os professores, a secretaria de Educação de Quissamã convidou a Dra. Emília Cipriano Sanches, do Instituto Aprender a Ser, para apresentar a palestra ‘Processo ensino-aprendizagem; como conquistar a atenção dos nossos alunos’. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura, nesta sexta-feira (2), em dois horários. Antes da palestra, os presentes ouviram as boas vindas da equipe da Secretaria, vereadores, do vice-prefeito Marcelo Batista e da prefeita Fátima Pacheco.
‘Estamos iniciando um ano que será de muito sucesso, porque temos uma equipe qualificada, que ama o que faz. “Trabalharemos, este ano, o tema ‘Educação em Rede – Eu sou porque nós somos’ e penso que ele deveria ser estendido por mais anos, porque o sucesso da nossa escola não depende do secretário, da prefeita ou da diretora de departamento, mas de todos nós”, frisou o secretário de Educação , Róbisson Serra.
“Avançamos muito e tivemos conquistas significativas, e um dos fatores que permitiram isso é a qualidade de nossos funcionários, totalmente compromissados com o desenvolvimento dessa cidade, mesmo nos momentos de maiores dificuldades. E na Educação vimos, durante o ano todo, trabalhos apaixonados apresentados aqui no auditório e outros espaços, desenvolvidos por professores e coordenadores e todos iam muito além de preparar para o mercado de trabalho que enfrentarão mais tarde. Mas formando para a vida, que é o hoje o maior desafio para o professor”, afirmou a prefeita Fátima Pacheco.
Emília abordou o papel do professor no contexto de mudanças e transformações. E como o mesmo se coloca não numa perspectiva de informação, mas de formação humana. “O professor é o mediador neste universo que nos pede conhecimentos de outra natureza. Vamos ver o que significa este desafio do ponto de vista ético, estético e político e, ao mesmo tempo, vou refletir com eles um exercício de auto-avaliação da sua caminhada. Porque, por muitos momentos, quando a gente começa o ano letivo, esse exercício reflexivo é fundamental para que a gente se reconstrua e se olhe de novo”, explicou.
A palestrante é graduada em Serviço Social e Pedagogia, mestra em Psicologia da Educação, doutora em Educação, pesquisadora do IEE – Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP, especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenadora do Instituto Aprender a Ser Pesquisa e Formação na Área Educacional e Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, além de fazer pós-doutorado.
A mesa de abertura foi composta, ainda, pelos vereadores José Borba, Léo da Sis, Luiz de Acil, Xande Moreno e Calico, o subsecretário Ailson Belarmindo e a coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.