Professores participam de formações para o Saeb/2021

A cada ano, a Educação de Quissamã avança e para o Saeb 2021 (Sistema de Avaliação da Educação Básica, que mede o Ideb, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está capacitando professores e alunos da rede municipal. Professores dos anos de escolaridade alcançados no sistema de avaliação participam de formações online e presenciais. Os alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, desde agosto, participam de simulados semanais.
A secretaria adquiriu o curso Saeb Digital com a proposta de trazer ferramentas importantes para auxiliar na construção dos materiais que serão utilizados com os alunos. Na última quarta-feira (17/09), 71 professores participaram dessa formação. O método é aplicado pela Coordenação de Gestão Pedagógica (COGEP).
A secretária de Educação, Helena Lima, frisa que a formação continuada é importante pois promove discussões e aprendizado proporcionando o desenvolvimento dos alunos.
– Em tempos de pandemia sabemos que se torna mais difícil alcançar números, mas a educação de Quissamã não parou. Traçamos estratégias, novos métodos de ensino. Superamos desafios, aproximamos das famílias que foram nossos aliados para avançarmos nesse processo. Trabalhamos com módulos estruturados, atividades e jogos complementares, ferramentas digitais e muita dedicação de todos os profissionais de educação – declarou a secretária de Educação.
Na próxima semana, professores de vários segmentos, equipe de secretaria participam de novas formações e live do CONAPE. Dentre os temas, os efeitos da pandemia na educação, PNE, valorização dos profissionais da educação.
Meta – No ano de 2019, o município teve como meta para o Ideb a nota 5,2, mas atingiu o índice 6,1. Para 2021, a meta é 5,5. “Mas do que nota do Ideb, nosso foco é a aprendizagem dos nossos alunos”, conclui Helena.