Professores da rede municipal participam de oficina para implementação de jogos pedagógicos

Professores da rede municipal de ensino participam de uma oficina na Escola Municipal Tânia Regina Paula, a partir desta terça-feira (4), sobre os novos jogos pedagógicos, adquiridos pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação. Com os novos laboratórios educacionais, os exercícios são transformados em jogos estimulando raciocínio, memória e criatividade.

Foram adquiridos 30 laboratórios educacionais que vão garantir um melhor ambiente de aprendizado aos alunos. São quatro conjuntos de Laboratório de Ciências, 12 Laboratórios de Matemática, além de 15 Laboratórios Lúdicos, para educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais e finais). Um investimento de mais de R$ 2,4 milhões.

A secretária Helena Lima ressalta que o projeto de formação continuada dos professores tem o objetivo de tornar a escola um espaço de criação de diferentes estímulos para a aprendizagem.

“Realizamos um investimento muito importante em jogos pedagógicos para as nossas crianças da rede de ensino. Mas, além dos jogos, também investimos na formação dos nossos professores. Estamos com uma instrutora que está realizando uma formação para que eles possam utilizar cada vez melhor um material didático e lúdico que nós investimos. Investimento em estrutura, em jogos de qualidade, em proposta pedagógica adequada que, com certeza, vai garantir uma educação de qualidade para os nossos jovens”, comentou.

A instrutora Denise Monteiro destaca que o laboratório é um recurso educativo completo, que inclui planos de aula e alinha as habilidades desenvolvidas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

“O laboratório de jogos vem juntamente com esse livro de atenções pedagógicas, com os componentes individuais que estão presentes naquele jogo, tem aulas, tem as habilidades todas que estão presentes na BNCC, ou seja, o laboratório é muito mais que um armário. Foi feito todo um trabalho mesmo de experimentação para poder trazer o melhor para o município, Quissamã está realmente de parabéns”, disse.