Professores da rede municipal de ensino de Quissamã recebem capacitação ambiental

Na data em que se celebra o Dia Internacional da Água (22 de março), a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou a capacitação direcionada aos professores da rede municipal de ensino, tendo como meta desenvolver ações do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), com o Eixo Temático Água e Esgoto. A primeira aula teórica foi ministrada pela engenheira sanitarista Andréa Carla Fiaux, no Cinema do Centro Cultural Sobradinho. Os professores foram divididos em três turmas para maior flexibilidade de horários, também nesta quarta-feira e na quinta-feira.
As aulas visam o trabalho junto aos educadores dos itens, captação, tratamento e distribuição de água, com a participação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), a ser realizado em duas etapas, divididas em aulas teóricas, no Centro Cultural Sobradinho, e as aulas práticas, na sede da empresa de distribuição.
“É uma oportunidade de mostrar a importância da água para a sociedade e como é relevante ter cuidado no seu consumo”, avaliou Andréa Carla Fiaux
A responsável pelo ProMEA, a engenheira ambiental, Ana Paula da Costa, destacou que o uso racional da água é de interesse coletivo, uma vez que todos são dependentes e responsáveis por este recurso hídrico natural e, consequentemente, por uma melhor qualidade de vida.
Para a coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos, esta é mais uma oportunidade para abordar um importante assunto, que será transmitido aos alunos. “Na data em que celebramos o Dia Internacional da Água, o início das aulas do Programa Municipal de Educação Ambiental complementa as ações relacionadas ao tema, que já fazem parte do cotidiano de nossas escolas”, pontuou Joelma Passos.
O vice-prefeito e secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista avaliou a iniciativa. “A capacitação se constitui em uma etapa inicial importante para o fortalecimento e consolidação da relevância da água, considerando que os educadores são multiplicadores do conhecimento”, disse.