Proerd forma turma e premia redações em Quissamã

Em uma manhã comemorativa e de reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante cinco meses, aconteceu nesta quinta-feira (5), no auditório da Prefeitura de Quissamã, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A solenidade reuniu 223 alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
Compondo a mesa de abertura estavam o Instrutor Educador Social do Proerd, Cabo PM Peter Amaral Fernandes; o coordenador do Proerd do 32º Batalhão (Macaé) Subtenente PM J. Francisco; o subsecretário de Educação, Ailson Belarmindo; a coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima; e a subcoordenadora de Gestão Pedagógica, Joedima Passos.
De acordo com Ailson, a presença da equipe da Proerd nas escolas é um presente, já que mostra que com afetividade é possível chegar aos alunos e fazer a diferença. “Hoje, se a escola não acolher, a rua vai fazer esse papel. E a gente vê isso diariamente, quando observamos adolescentes listados em relações de presos. Mas temos aqui o exemplo de que é possível transformar vidas através da escola, pelas oportunidades que vocês tem para mudar as próprias vidas e das suas famílias”, ressaltou.
“Acho muito importante ter a participação dos pais neste momento da vida dessas crianças. E agradeço o apoio dos professores e diretores, que nos incentivam durante todo o semestre, tempo em que desenvolvemos nossas atividades. E para vocês, alunos, espero que sejam disseminadores do conhecimento que obtiveram, para termos um mundo melhor, de paz e sem violência. E que vocês não sofram as consequências do uso e abuso de drogas”, frisou o Cabo PM Peter Amaral.
O clima entre alunos, coordenadores e pais foi de alegria e emoção, principalmente durante a leitura das quatro redações escolhidas e da entrega prêmios e certificados, além de apresentações de Hip Hop e música. As redações premiadas ficaram assim classificadas: em1º lugar, com o título “Caindo na real”, ficou Eduarda Freitas Peroba de Sales, da Escola Professor Miguel Ângelo da Silva Santos; em 2º ficou “A importância da aula do Proerd”, por Beatriz de Souza Maciel, da Escola Professora Tânia Regina Paula; em 3º, com “Proerd, uma lição para a vida inteira”, ficou Ana Luiza Damasceno da Silva, da Escola Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro; e, em 4º, com “Proerd”, ficou Maria Clara dos Santos Nunes, da Escola Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida.