Proerd forma mais uma turma do Ensino Fundamental

Os 144 alunos, entre 11 e 15 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental de quatro escolas municipais de Quissamã, inscritos no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), da Polícia Militar (PM), este ano, participaram da solenidade de formatura na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da Prefeitura. Acompanhada do secretário de Educação, Róbisson Serra, e dos vereadores José Borba e Luiz de Acil, a prefeita Fátima Pacheco saudou e agradeceu os formandos, pais de alunos, diretores, professores, instrutores e a PM. O programa foi implantado em Quissamã há 7 anos.
“Este programa é fundamental para os nossos jovens, escolas e família, porque o exemplo também tem que vir de casa. Temos que prestar muita atenção no que o professor, o diretor e a família falam. O trabalho desenvolvido é muito importante para o nosso município”, disse Fátima.
A abertura contou com a presença da Banda de Latas, formada pelos alunos da Escola Municipal Felizarda de Azevedo, de Machadinha, que executou os Hinos Nacional e do Município.
As crianças das escolas Maria de Lourdes (Sítio Quissamã), Ignácio Hugo (Penha), Miguel Ângelo (Caxias) e Felizarda de Azevedo receberam 17 lições (uma por semana), sobre cidadania, princípios, valores e prevenção contra as drogas e a violência com o cabo PM e instrutor do programa Peter Amaral Fernandes. “A educação de Quissamã está na direção certa. O Proerd vem para ajudar a educação de forma integral. Os participantes encaixam os ensinamentos do Proerd na vida deles. Isso é fantástico”, ressaltou Peter.
Um dos idealizadores do programa no município, o subtenente PM Juarez Monteiro lembrou a primeira turma que se formou em 2010, com alunos do pré-escolar. “É muito importante investir nas crianças, porque elas serão os adultos de amanhã”, falou.
O secretário Róbisson Serra disse que as atividades do Proerd dentro das unidades escolares são um ganho substancial. “Se trabalha com prevenção de situações que têm levado muitos jovens a alguns caminhos ilícitos. Nessas atividades são abordadas temáticas de extrema importância para nossos adolescentes em formação”, comentou.
Em seguida, houve a apresentação do grupo de hip hop do Centro Cultural Sobradinho, depoimentos de mãe e filho que participaram do Proerd, além de entrega de prêmios aos vencedores do concurso de redação. O primeiro lugar coube a Erikson de Souza Silva, com o tema “O Mundo com o Proerd”, que ganhou uma bicicleta; o 2º, João Vitor Martins Nunes, com “O que eu penso sobre as drogas”; o 3º, Leandro Duarte Ferraz com “O Proerd me ajudou” e o 4º lugar, Carine Rodrigues Azevedo, com “Minha redação do Proerd”, que receberam eletrônicos. A solenidade de formatura foi encerrada com juramento dos formandos e entrega de certificados.