Produtores de leite de Quissamã participam de evento de orientação técnica para aumento da produção

Produtores de leite de Quissamã participaram, nesta quarta-feira (8), de mais uma ação visando orientação técnica e o aumento da produtividade. Com apoio da Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar Rio promoveu no Sítio Boa Vista, de propriedade de Carlito de Souza, a 1ª Edição do Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (AteG).

Abertura do evento foi feita pelo vice-prefeito Marcelo Batista, com as presenças do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca do município de Conceição de Macabu, Abílio Fernandes, do presidente da Confederação de Agricultura-RJ, Rodolfo Tavares, e do Gerente da Caixa Econômica Federal em Quissamã, Heber Braga.

O evento abordou importantes temas para o melhoramento da produtividade nas propriedades, como “Qualidade do Leite”, “Pastejo Rotacionado”, e “Conceitos da Cerca Elétrica”. As abordagens foram conduzidas pelos palestrantes do Senar Rio, a Instrutora Carolina Castello Branco, e os técnicos Christie Barreto e Rodrigo Motta.

O vice-prefeito de Quissamã Marcelo Batista, que já ocupou a pasta da Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, falou a respeito do constante diálogo com os produtores de leite e os direcionamentos do município em oferecer tecnologia e orientação técnica visando o aumento da produção.

“Quissamã está preparada para atender às demandas dos pecuaristas, com toda equipe técnica. Procuramos oferecer o máximo de orientação e suporte aos nossos produtores. Assim, encontros com essa finalidade são constantes”, destacou Marcelo Batista.

Para o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca, a parceria com o Senar Rio resulta em maior conhecimento e incentivo para o desenvolvimento de novas modalidades rurais, como a produção leiteira.

“O município tem a agricultura e a pecuária como vocações. A Prefeitura de Quissamã mantém constante diálogo com os produtores, com a visitação técnica, e a realização de encontros com importantes instituições de apoio aos produtores como o Senar Rio”, avaliou Luiz Carlos Fonseca.

Carlito de Souza (Carlitinho), proprietário do Sítio Boa Vista, onde ocorreu o evento, também compartilhou sua perspectiva sobre o Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (AteG). Ele enfatizou a importância da parceria entre a Prefeitura de Quissamã e o Senar Rio para o desenvolvimento da produção leiteira na região.

“Ter a oportunidade de receber o Dia de Campo em minha propriedade, ao  lado dos nossos amigos produtores quissamaenses e de cidades vizinhas é uma satisfação, principalmente pela oportunidade de estar recebendo novos conhecimentos”, enfatizou Carlitinho.