Produtores de leite avaliam atividade em encontro

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba Pessanha, participaram, no fim da tarde de quinta-feira (10), de reunião com produtores de leite, no Centro de Convivência do Parque de Exposições. O objetivo foi discutir as principais demandas do setor, importante pilar na economia local. Presentes ainda o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha, e os vereadores Luiz de Acil, Xande Moreno e Cássio Reis.
“Estamos dialogando com todos os segmentos de nossa área de atividade e, desta vez, convocamos os envolvidos na pecuária leiteira. Mostramos os serviços oferecidos pela secretaria, que vão desde equipe técnica à patrulha mecanizada, e discutimos assuntos relevantes como a implantação do Serviço de Inspeção Municipal, que vai facilitar a comercialização de produtos de origem animal. Também abordamos a importância de vacinação do rebanho e falamos sobre inseminação. Gostaria de agradecer o empenho da prefeita, que já estuda reforço na equipe que atende os produtores, e da Câmara Municipal, que apóia as ações para o setor”, destacou Borba.
Na oportunidade, o veterinário Maurício Sales detalhou o Programa Balde Cheio, que visa ampliar a produção leiteira e criar alternativa de renda para pequenos e médios produtores rurais.
O Balde Cheio é uma metodologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aplicada pelo Sebrae, por meio da transferência de tecnologia com foco no desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. A parceria envolve ainda a Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O programa é destinado à capacitação de profissionais de extensão rural e produtores, visando promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.