Primeiro Festival do Aipim começa nesta sexta-feira

Faltam poucos dias para o 1º Festival do Aipim de Quissamã. O evento será realizado a partir desta sexta-feira (7), no Parque de Exposições, a partir das 10h. A entrada é gratuita e simultaneamente haverá ainda a 2ª Super Estadual Paint Rio. Os eventos, que terminam no domingo (9), incluem ainda shows regionais com Larice Barreto e Xote Carioca, além de apresentações culturais, como jongo e fado.
A iniciativa tem como objetivo fomentar o turismo local e promover o desenvolvimento econômico do município, valorizando o produtor rural. “Serão apresentados mais de 40 tipos de comida que podem ser feitos com o aipim. O aipim tem uma cultura milenar e genuinamente brasileira. É um produto com potencial na cidade e que pode render diversos pratos, tantos salgados quanto doces, e até mesmo a cachaça, conhecida como tiquira. Já estamos estudando a possibilidade de avaliar esse produto e agregar ao comércio local”, disse o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba Pessanha.
A coordenadora de Cultura e Lazer, Amanda Fragoso, pontuou que o evento também é uma forma de promover o entretenimento e o lazer, assim como resgatar a autoestima do quissamaense, fomentando a geração de emprego e renda. “Para abrilhantar ainda mais a festa a programação vai contar com apresentação de jongo e fado mirim (atividades promovidas nas Oficinas do Memorial Machadinha) e também o fado adulto, no sábado”, ressaltou.
De acordo com informações emitidas pelo ABC Paint, até o momento já há 65 inscritos para a prova de tambor. Entre os competidores estão representantes de Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio de Janeiro, Vitória (ES), Quissamã, Guapimirim, Petrópolis, Cataguases (MG), Carangola (MG) e São Paulo, entre outras cidades. Para a prova de laço, são 70 inscritos, entre eles participantes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
“Nossa expectativa para o evento é a melhor possível devido ao entusiasmo dos participantes”, disse Beto Almeida, da ABC Paint. Ele acrescentou ainda que a receptividade e empenho do secretário José Borba, a estrutura do parque, o bom acesso e a simpatia da cidade motivaram a realização do evento na cidade.
Para participar das provas os interessados devem ter idade a partir de 7 anos. As inscrições podem ser feitas por telefone. Para a prova de laço, o contato deve ser feito pelo (22) 99613-7327 (Leandro Sobrinho); tambor e baliza pelo (22) 99719-8758 (Igor Rangel); Working Penning e conformação (22) 99798-3338 (Beto Almeida).
10h – Prova de tambor
18h – Apresentação do Jongo Mirim