Primeiro dia de vacinação contra febre amarela é tranquilo na cidade

O início da vacinação contra a febre amarela, nesta terça-feira (21), em Quissamã, acontece de forma tranquila, com a população comparecendo às Unidades de Saúde da Família e ao Centro de Saúde. A secretaria municipal de Saúde mantém, ainda, uma equipe volante que atende às localidades mais afastadas do centro urbano e próximas às matas do município.
Essa unidade móvel, que começou a fazer a imunização a população desde a tarde de segunda-feira (20) já atendeu as áreas consideradas de risco em Machadinha e Santa Catarina. Nesta terça (21), estão na área de Conde de Araruama. E ainda haverá vacinação nas áreas afastadas de Santa Luzia, Morro Alto e Pindobas.
Para a coordenadora de Imunização, Natália Vilaça, o encontro de segunda-feira, que reuniu equipe técnica e voluntários, foi imprescindível para viabilizar o trabalho. “A apresentação da logística, a resposta às dúvidas e a organização das equipes tornou o primeiro dia de vacinação um trabalho eficiente e tranquilo, mesmo nos postos onde o fluxo de pessoas foi maior.”
Ela fez ainda um alerta aos doadores de sangue, para que façam uma doação antes de se vacinar, Isso porque, após a vacinação, é preciso respeitar um período de inaptidão de 30 dias. Ou seja, o Estado pode passar por um período crítico de insuficiência no estoque de sangue, já que toda a população será vacinada.
“Nossa articulação com o Governo do Estado nos permitiu dar início hoje a essa campanha de vacinação, para proteger e tranquilizar nossa população. E a parceria entre todas as nossas secretarias, que apoiam a equipe da Saúde, faz com que a mesma se desenvolva bem”, afirmou a prefeita Fátima Pacheco.