Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Previne Brasil: Quissamã segue na 1º colocação em qualidade da Atenção Básica

Quissamã mantém sua posição de liderança regional no Previne Brasil, o programa nacional que avalia a qualidade da Atenção Básica no país. No período mais recente, de setembro a dezembro de 2023, o município obteve um Índice Sintético Final (ISF) de 8,19, superando novamente os sete municípios da região Norte.

Desde o primeiro quadrimestre de 2020, Quissamã tem obtido a mais alta pontuação entre os municípios da região nos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde. A secretária de Saúde, Milena Viana, celebrou o resultado.

“É um trabalho em equipe feito com total apoio da gestão. A gente tem essa avaliação da Atenção Básica, mas toda a rede municipal de saúde é importante para que a Atenção Básica continue sendo uma referência para a região e o estado. E aproveito para agradecer a equipe e a gestão por estar sempre incentivando a gente a fazer cada vez o melhor para a nossa população”, disse.

A avaliação toma como base critérios de atendimento as ações para Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus, mais precisamente com: “proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal”; “pré-natal com tratamento para sífilis e HIV”; “saúde bucal da gestante”; “cobertura do exame citopatológico”; “percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida; e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada”; e “cobertura de vacinação pólio e penta”.

Em 2023, a Saúde de Quissamã foi um dos pilares na gestão da prefeita Fátima Pacheco e do vice Marcelo Batista. O município acumulou importantes prêmios, adquiriu equipamentos novos, ampliou procedimentos cirúrgicos e atendimento das Unidades de Saúde da Família (USF) e ofereceu mais serviços de promoção à saúde.

Entre os prêmios conquistados, melhor experiência do Estado na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS: Eu, Tu, Eles no SUS: Estratégias adotadas para ampliar a cobertura vacinal no município de Quissamã; 1° lugar na categoria Saúde Coletiva – Aleitamento Materno no 31° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia; 1ª do Norte Fluminense no ranking do Previne Brasil; 1º lugar no prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Saúde e Bem-Estar no Estado; e Certificado de Honra ao Mérito pelo desempenho no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.