• Guarda Civil Municipal

Prevenção à violência nas escolas de Quissamã: pais dos alunos da creche participam de reunião com a Educação e Polícia Militar

Em mais uma ação do Programa Municipal de Prevenção à Violência nas Escolas (Previne), a Prefeitura de Quissamã promoveu uma reunião nesta quinta-feira (13), no auditório da Prefeitura, com pais, mães e responsáveis de alunos de creches da rede municipal para esclarecimentos de ações preventivas e sugestões a serem acrescentadas ao protocolo do Programa.

A prefeita Fátima Pacheco destacou que Quissamã não registrou ocorrência ou suposta tentativa nas unidades, mas o compromisso da administração municipal está em ampliar as ações que garantam mais proteção aos alunos e profissionais da educação do município.

“Promovemos essa reunião para tirar dúvidas, mas também para destacar que vamos tomar todas as atitudes necessárias para ampliar as medidas de segurança nas escolas, e o apoio da família também é essencial. Apesar de não termos nenhum caso em Quissamã, estamos trabalhando intensamente com a prevenção. Violência sempre tratamos, mas vamos reforçar. E juntos vamos ampliar a proteção nas unidades”, pontuou a prefeita.

Atualmente, o município conta com ações preventivas, com orientações de profissionais das unidades, Ronda Escolar da Guarda Municipal e Polícia Militar e, também, câmeras nas escolas em parceria com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Segundo o capitão Aued Castilho, comandante da 2° CIA do 32° BPM (Macaé),  Quissamã é um dos municípios pioneiros na elaboração de um protocolo de prevenção à violência nas escolas. “O comando do 32º batalhão está com maior atenção voltada à segurança nas escolas. Esses protocolos de atendimento escolares estão sendo realizados constantemente, e Quissamã é um dos pioneiros no estado do Rio de Janeiro a montar um Programa e protocolo a ser seguido. O Programa já está sendo de grande valia, principalmente para professores, diretores e alunos”, comentou.

A Secretaria de Educação ressalta que vai intensificar as ações, além de investir na capacitação de todos os profissionais de educação. “As unidades escolares já possuem atividades contra a violência e que também serão reforçadas. Na próxima semana, os professores vão passar por formações sobre como lidar com os adolescentes atualmente. Também acontecerá palestra com apoio do Programa de Saúde Mental, para professores do segundo segmento. Na semana seguinte vai haver roda de conversa nas escolas com psicólogos”, disse o subsecretário de Educação, Róbisson Serra.

O encontro contou presença da prefeita Fátima Pacheco, representantes das forças de segurança, através do secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, e Comandante da 2° CIA do 32° BPM, capitão Aued Castilho, representantes da Secretaria Municipal de Educação, com o subsecretário Robson Serra, além da coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos, e coordenadora adjunta Fabiany Koch, além de diretores de creches.

A Prefeitura de Quissamã lançou o Previne – Programa de Prevenção à Violência nas Escolas, para ampliar as ações de proteção aos alunos do município. No encontro com representantes das Polícias Militar e Civil, secretários e de vereadores, na terça-feira (11), foram apresentadas e discutidas propostas para o Programa.

A Prefeitura vai trabalhar com ações permanentes e de curto, médio e longo prazo. Entre as ações permanentes, haverá debates com a comunidade escolar para discussão e coleta de sugestões, diálogo com o sistema de segurança pública para adoção de protocolos em caso de invasão e/ou ataque, atividades extracurriculares voltadas às atividades de saúde mental, de esporte, cultura e de lazer.