Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretaria de Saúde
  • Premiada em 2023, Saúde de Quissamã fecha o ano com inovação e ampliação da Atenção Básica à cirurgia 

Premiada em 2023, Saúde de Quissamã fecha o ano com inovação e ampliação da Atenção Básica à cirurgia 

Em 2023, a Saúde de Quissamã foi um dos pilares na gestão da prefeita Fátima Pacheco e do vice Marcelo Batista. O município acumulou importantes prêmios, adquiriu equipamentos novos, principalmente para pacientes acompanhados pelo setor de Fisioterapia, ampliou procedimentos cirúrgicos e atendimento das Unidades de Saúde da Família (USF) e ofereceu mais serviços de promoção à saúde.

A pasta, comandada pela secretária, Milena Viana, fechou o balanço deste ano e divulgou os resultados. Uma das principais novidades de 2023 ficou à cargo da ampliação de procedimentos no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, como cirurgias de catarata, dermatológicas e de pterígio, uma inovação na área.

“Os pacientes não precisam mais se deslocar para outras cidades para realizarem as cirurgias, o que acabava desgastando ainda mais o processo de tratamento. Essa iniciativa fez com que a gente atendesse uma alta demanda na rede e eliminasse a necessidade de deslocamento de pacientes para outras localidades, facilitando bastante o tratamento”, disse Milena.

Além destes procedimentos, importantes iniciativas também foram promovidas no Hospital, como implementação do Núcleo Interno de Segurança; da Comissão de Lesões e Estomas; do plantão do Núcleo Interno de Regulação; do plantão do Serviço Social; e do plantão de cirurgia geral para procedimentos de urgência e emergência. Em 2023, a unidade realizou 900 cirurgias, 267 mil atendimentos e procedimentos na emergência e 400 partos. 

O trabalho no município também passou pela ampliação da ofertas de vagas de Fisioterapia para tratamento dos pacientes, com 19.122 atendimentos, e entrega de cadeiras de rodas, andadores, muletas, e cadeiras higiênicas, além de oferta de consultas especializadas na área de Ortopedia, Cardiologia, Oftalmologia. Somente na área de odonto, foram 20 mil procedimentos e 9,1 mil consultas.

Em números gerais da Atenção Primária à Saúde, foram 20,8 mil consultas médicas especializadas realizadas, mais de 21 mil atendimentos de nível técnico em enfermagem, 273 mil exames laboratoriais, 9,2 mil atendimentos pelas enfermeiras, mais de 33 mil atendimentos pelos médicos, além de 66,8 mil atendimentos pelos auxiliares e técnicos de enfermagem. No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foram realizadas mais de 73 mil ações assistenciais.

A saúde também se destaca na implementação de Prontuário Eletrônico na Atenção Especializada e do serviço de reabilitação oral para os munícipes, com entrega de prótese dentária, realização de Teste de Snellen nas Unidades Escolares, através do Programa Saúde do Escola, curso de atualização dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, retorno do ambulatório de Viscossuplementação, abertura das USFs aos sábados, visando a ampliação de cobertura vacinal do município, mutirão de ultrassonografia de mama (Outubro Rosa) e ultrassonografia para público masculino (Novembro Azul).

Quissamã acumula importantes conquistas em 2023, que traduzem os números e as ações desenvolvidas. Entre elas, melhor experiência do Estado na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS: Eu, Tu, Eles no SUS: Estratégias adotadas para ampliar a cobertura vacinal no município de Quissamã; 1° lugar na categoria Saúde Coletiva – Aleitamento Materno no 31° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia; 1ª do Norte Fluminense no ranking do Previne Brasil; 1º lugar no prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Saúde e Bem-Estar no Estado; Certificado de Honra ao Mérito pelo desempenho no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS.
“O objetivo da secretaria de saúde é sempre acolher nossa população e oferecer uma assistência de qualidade, desta forma ampliamos os atendimentos e serviços”, finalizou a secretária.

Quando se fala em Aedes Aegypti, Quissamã zerou o índice de infestação do mosquito. O 4° e último Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) de Quissamã em 2023, que aconteceu de 2 a 6 de outubro, marcou 0% no Índice de Infestação Predial (IIP). Durante o ano, foram realizadas mais de 116 mil acompanhamentos realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde, 65 mil inspeções em imóveis com objetivo de combater a proliferação do Aedes aegypti, cerca de 50 atividades de promoção e prevenção, buscando informar a população sobre as medidas necessárias para controle do mosquito. Foram realizadas ainda atividades de educação permanente com os agentes de combate às endemias para manter um processo de qualificação constante dos profissionais envolvidos no combate às arboviroses.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.