Prefeitura vai lançar Programa de Assistência Médica Veterinária

Quissamã passará a contar com o Programa de Assistência Médica Veterinária. A iniciativa gratuita visa oferecer aos munícipes a castração de cães e gatos, palestras educativas e exames para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina. O lançamento do programa vai acontecer nesta quarta-feira (20), a partir das 14h, no auditório da sede do Executivo.
Para ter acesso aos serviços, os interessados deverão procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima ou a sede de Vigilância em Saúde a partir de quinta-feira (21) para realizar o pré-cadastro. Esse procedimento também poderá ser feito no auditório da Prefeitura, durante o lançamento.
O programa será dividido em etapas: sendo a primeira, o pré-cadastro; segunda, o agendamento para avaliação clínica e exames laboratoriais para avaliar as condições dos animais para fazerem as cirurgias; terceira, cirurgia e a quarta, pós-operatório.
No próximo sábado (23) haverá um evento de divulgação na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, com distribuição de brindes, vermifugação dos animais presentes, apresentação de cães adestrados e doação de filhotes.
“A castração animal é um ato de responsabilidade, pois além de prevenir possíveis doenças, contribui para reduzir a quantidade de ninhadas sem planejamento. Pois esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou em situação de maus-tratos”, explica o veterinário Fábio Guimarães.