Prefeitura tem ações pela Segurança e Saúde no Trabalho

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado no dia 28 de abril, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Quissamã realizou, nesta quinta-feira (26), ações voltadas para os servidores, na sede do Executivo, com aferição de pressão arterial e distribuição de panfletos informativos. A mesma iniciativa foi levada ao Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus.
“Um dos principais objetivos da CIPA é promover a melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, a qualidade da saúde das pessoas envolvidas. Essa parceria com os diferentes setores da Prefeitura é fundamental para que tenhamos êxito em nossa missão”, destacou Leonardo Chagas, presidente da CIPA I Saúde.
O material impresso distribuído aos servidores traz várias dicas para evitar acidentes de trabalho. “Muitos acidentes acontecem pela falta de informação sobre determinado aspecto, portanto, é importante seguir orientações sobre os riscos de cada atividade e evitar realizar funções sobre as quais não esteja apto”, diz um dos trechos.
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi instituído, em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para lembrar a morte de 78 trabalhadores de uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969, após uma explosão. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.