Prefeitura reúne bolsistas, anuncia pagamento e faz prestação de contas

Em reunião realizada no auditório da prefeitura, na manhã desta sexta-feira (07), a prefeita Fátima Pacheco, acompanhada pelo vice-prefeito Marcelo Batista e pela secretária de Educação Helena Lima, anunciou o pagamento das bolsas universitárias, totalizando mais de meio milhão de reais. O investimento, que desde 2021 soma 8 milhões de reais, foi destacado pela prefeita como uma prioridade da gestão municipal para incentivar o acesso ao ensino superior.

“Esse investimento é extremamente importante para o futuro de vocês e da nossa cidade. Em 2017 encontramos uma dívida de R$ 3,7 milhões com as universidades e negociamos. Com a retomada do programa em 2021, pelo sistema de ressarcimento, até hoje já investimos R$ 8 milhões somente em bolsas universitárias”, frisou a prefeita.

Atualmente, são 227 universitários contemplados com bolsas de estudo, sendo 14 de medicina. As bolsas são de 50% a 100%. O início dos pagamentos, previsto para segunda-feira (10), seguirá o protocolo de ressarcimento, priorizando os beneficiários com documentação em dia.

O vice-prefeito falou sobre a oportunidade. “Hoje, Quissamã é uma das poucas cidades da região a oferecer bolsas de estudo e transporte universitário. Aproveitem essa oportunidade, é o futuro de vocês. Tenho certeza que daqui sairão futuros gestores da cidade”, destacou Marcelo Batista.

A secretária de Educação aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade do uso adequado do transporte escolar, com apresentação de documentos de identificação e a presença constante. “São regras necessárias para a garantia da eficiência do serviço”, colocou a secretária.
A reunião contou ainda com palestra do psicólogo e orientador profissional Caio Machado sobre “Vencendo o Medo”, proporcionando aos bolsistas uma abordagem motivacional.

Participaram ainda da reunião o subsecretário de Educação, Robinson Serra e o diretor do Departamento de Bolsas de Estudo, Germano Machado.