Prefeitura recebe II Mostra do Inconsciente

A secretaria de Saúde de Quissamã, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realizará na próxima semana, de terça a quinta-feira (29 a 31), das 9h às 17h, a II Mostra do Inconsciente, no hall da Prefeitura. No local, serão expostos os trabalhos dos participantes da Oficina Terapêutica de Pintura em Tela.
As obras foram produzidas durante a oficina no Caps, sob a orientação profissional de Pedro Pessanha, e também nas atividades de pintura que acontecem em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). A pintura é livre e expressiva, possibilitando a criação de formas e desenhos construídos a partir de representações abstratas e reais.
“Há pouco mais de dois anos realizamos a Oficina de Pintura no Caps e esse momento de produção estabelece uma relação inclusiva dos participantes com a arte e com formas distintas de comunicação e representação, que torna possível a liberdade expressiva e criativa. É muito lindo e eu fico bem feliz em participar com eles desse processo criativo, que é essencial para o bem-estar e proporciona autoestima e satisfação em cada um deles, quando uma pintura em quadro ou em papel é finalizada e elogiada”, esclareceu o orientador.
Segundo a diretora do Caps, Elizabeth Azevedo, o desenvolvimento e manutenção deste trabalho são maneiras de envolver os participantes e fixar uma relação bem próxima com o mundo artístico e suas diversas formas de linguagem e representações. Isso porque se busca a sensação de reconhecimento da capacidade pessoal e liberdade expressiva dos participantes no processo criativo da pintura e que esta possa contribuir beneficamente na saúde e nas relações sociais dos mesmos.
“Através deste trabalho percebemos a inclusão social e, principalmente, a saúde mental dos nossos usuários, que iniciam suas telas de forma tímida e, com o tempo, se concentram na atividade e expõem os seus desejos, sonhos, realidade e vida cotidiana. Aguardamos a presença de todos nessa mostra que reúne o trabalho incrível dos nossos artistas! Todas as obras estarão à venda”, convidou Elizabeth.