Prefeitura recebe agricultores para diálogo de fortalecimento do setor

Cerca de 150 produtores da agricultura familiar foram recepcionados, nesta quinta-feira (09), pela prefeita Fátima Pacheco, e o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista. O encontro foi realizado no tatersal do Parque de Exposições, também com as presenças dos técnicos e representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro -PESAGRO, e dos vereadores Maurício Buggy, Fábio Castro, Rildo Barcelos e Ailson Belarmino.
O encontro promovido pela Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, apresentou como objetivo intensificar, ainda mais, a comunicação com os pequenos produtores, e expor as diversas ações, serviços e investimentos adotados para o desenvolvimento do setor no município.
“Hoje abrimos mais um canal de diálogo com os produtores. O setor é um dos mais importantes da nossa economia, e emprega inúmeras famílias com a garantia de todo suporte, apoio técnico, programa de crédito, e serviços que possam facilitar e agilizar o escoamento da produção. Neste contexto temos um importante direcionamento na produção de gêneros de qualidade que são destinados à merenda escolar”, avaliou a prefeita Fátima Pacheco.
Foram apresentados números e ações desenvolvidas na área de competência da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, com a recente aquisição de oito veículos para a renovação e reforço da patrulha agrícola; atendimento ao produtor com visita técnica; e o Microcrédito Rural, que disponibiliza linha de crédito de até R$ 20 mil para fomentar a Agricultura Familiar, com juros abaixo do mercado.
“A integração permite que os agricultores apresentem suas demandas, assim podemos ajustar as melhores alternativas para que o produtor seja bem atendido em suas necessidades, com foco no aumento da produção”, destacou Marcelo Batista.
De janeiro a abril deste ano foram realizados 490 atendimentos aos produtores; 119 atendimentos com retroescavadeira; revitalização do horto municipal com a implantação de programas de pesquisa, plantio de novas espécies frutíferas, produção de mudas e sementes.
Os programas em parceria com o Governo do Estado, como o Rio Milho, que coloca Quissamã, como referência em pesquisa e fomento da produção, e o Estradas do Agro, que atua na recuperação e manutenção das estradas vicinais também foram abordados na apresentação.
As avaliações positivas do setor de Meio Ambiente, com o município, ocupando a 13ª posição ranking estadual do ICMS Ecológico, e o trabalho de reflorestamento de áreas de preservação ambiental estavam entre os itens apresentados. No setor de Pesca, o apoio e incentivos aos membros da Colônia Z-27, e o projeto piscicultura da espécie pirarucu e peixes ornamentais foram apresentados.