Prefeitura promove capacitação de servidores para o eSocial

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Controladoria Geral e da secretaria municipal de Fazenda, realizou, na tarde desta quarta-feira (18), no auditório da sede do Executivo, uma palestra com o tema “Como implementar o eSocial nos Órgãos Públicos com eficiência. Os palestrantes foram Márcio Santos Carvalho (pós-graduado em gestão de pessoas) e Sandro Valério Lopes Andrades (pós-graduado em gestão pública e controladoria), com apoio do Grupo MS Consultoria Empresarial, Safety Services e Alterdata.
O evento teve como objetivo realizar a apresentação geral do novo sistema eSocial para entes e entidades públicas, EFD REINF (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) e DCTF Web (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), e aspectos legais das mudanças a serem introduzidas.
Auditor do Controle Geral da Prefeitura de Quissamã, José Alves de Alvarenga explica que esta palestra teve como proposta capacitar os servidores municipais com o eSocial, que deverá ser implantado a partir de janeiro de 2019.
“Começamos com esse encontro hoje e vamos até o fim do ano com outras parcerias e novas palestras para dar continuidade ao trabalho. O eSocial será obrigatoriedade para os orgãos públicos a partir do próximo ano, com sanções financeiras em caso de descumprimento. Já estamos nos preparando para cumprir essas obrigações. A capacitação é importante porque traz mais informações e novas metodologias”, ressaltou Alves.