Prefeitura prepara Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A VII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), vai acontecer entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro com uma programação diversificada, no auditório da Prefeitura de Quissamã e no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. A atividade será aberta a trabalhadores da iniciativa privada, pública e estudantes, que estejam concluindo o ensino médio. A programação inclui ginástica laboral, palestras e apresentação teatral.
A inciativa é regulamentada por lei e tem como meta principal conscientizar os empregados sobre a saúde e a segurança de trabalho. “A Sipat trabalha os objetivos de orientar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, visando promover a valorização do uso dos equipamentos de segurança (EPI), fazer com que os trabalhadores resgatem os valores esquecidos e colocar em prática os conhecimentos sobre segurança do trabalho, além de abordar assuntos sobre doenças que são recorrentes no ambiente de trabalho; questões sobre qualidade de vida do trabalhador e que estão no cotidiano, como a dependência digital”, explicou Luiza Vianna, técnica em Segurança do Trabalho e membro da Cipa.
No dia 29 de outubro, a programação começa às 13h30, no auditório da Prefeitura, com credenciamento, seguida de ginástica laboral, palestra com o tema “Cultura de Segurança: Conscientize-se”, com Nelson Gondim Júnior, engenheiro de Segurança da Empresa União Norte; e apresentação teatral da Cia Catarte.
Dia 30, também no auditório, as atividades terão início às 14h, com a ginástica laboral; palestra “Qualidade de Vida” com Dr. Talles Michael Santos Mont’Alto, médico da Unidade de Saúde da Família (USF) de Caxias.
No dia 31, os encontros também acontecem a partir das 14h, com ginástica laboral; palestra “Prevenção e Manejo de Acidentes com Materiais Biológicos”, com a enfermeira Niara Ferreira Ribeiro, CCIH – HMMMJ e equipe do SESMT da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco. O encontro será no anexo do Hospital Municipal Maria Maria de Jesus.
Encerrando as atividades, no dia 1º de novembro, a programação começa às 9h, no auditório da Prefeitura, com ginástica laboral e palestra “Dependência Digital”, com Paulo Clebio do Nascimento – economista, palestrante, conferencista, comentarista, professor universitário e empresário.