Prefeitura leva evento do Mês da Mulher ao CRAS de Santa Catarina

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou, nesta quinta-feira (12), no CRAS III, de Santa Catarina, o evento “Mulheres Seguras”. A atividade foi organizada pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), dentro da programação elaborada para o mês de março. As ações tiveram início no último domingo (8), Dia Internacional da Mulher.
O encontro foi acompanhado pela prefeita Fátima Pacheco, pela secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães; pela subsecretária Rosane Barros, equipe de profissionais do Ceam, equipe do Programa da Saúde da Mulher, representantes da Patrulha Maria da Penha de Quissamã e da Patrulha Maria da Penha do 32º Batalhão de Polícia Militar, de Macaé.
Fátima destacou a importância da abordagem da temática “violência contra a mulher”, reforçando que o município, atualmente, conta com atendimentos direcionados ao público feminino, por meio do Centro Especializado. “O Ceam é uma importante ferramenta no atendimento às mulheres vítimas de violência na nossa cidade. E essa ação em Santa Catarina foi um momento onde apresentamos o serviço. O Brasil é o quinto país do mundo com mais registros de casos de homicídios contra a mulher, e a todo momento uma mulher perde a vida pela violência doméstica. Com trabalho e parceria vamos conseguir avançar em dois aspectos: violência contra a mulher e o combate ao tráfico de drogas”, disse a prefeita, destacando que a violência contra a mulher machuca o corpo e a alma, deixando marcas para toda a vida.
A coordenadora do Ceam, Isabel Brantes, também destacou o trabalho desenvolvido no município. “O local está de portas abertas para acolher todas as mulheres que nos procurarem, com atendimento psicossocial, acompanhamento jurídico, aconselhamento em momentos de crise e capacitação profissional”, frisou.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, falou da programação. “Vamos realizar eventos para as mulheres durante todo o mês. Já tivemos ações no Centro, em Barra do Furado, hoje, aqui em Santa Catarina. Além das diversas atividades que estão sendo oferecidas, estamos divulgando o papel do Ceam em nosso município, que conta com uma equipe multidisciplinar, assim como a atuação da Patrulha Maria da Penha”, completou.
A programação segue na próxima semana, nos dias 18 e 19, com o evento “Elas Podem”. Aberto ao público, o evento acontecerá, a partir das 8h, no auditório da Prefeitura, com Programa de Capacitação de Mulheres para Mulheres, com objetivo de garantir independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vida. A iniciativa conta com parceria do Instituto Rede Mulher Empreendedora e apoio do Google.