Prefeitura lança Programa Agente Mirim

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na tarde desta terça-feira (18), o lançamento oficial do Programa Agente Mirim do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A iniciativa de promoção e inclusão social contempla, nesse primeiro momento, 300 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos. Recentemente, foi lançado o Programa Jovens em Ação, com participantes entre 15 e 18 anos.
O evento, marcado por apresentações de teatro, dança e coral dos integrantes do projeto, contou com a participação dos familiares e representantes do governo municipal. O Programa tem como missão promover a proteção social para redução das desigualdades e a inclusão social e produtiva dos partícipes, pela efetivação descentralizada da política de Assistência Social.
Entre os principais objetivos da atividade estão orientar e capacitar crianças e adolescentes no desenvolvimento da autonomia e composição de valores, auxiliando-os nas interações sociais junto à comunidade, estimulando o diálogo, a solidariedade e o respeito mútuo.
A prefeita Fátima Pacheco falou, com alegria, da implementação de mais uma iniciativa que vai beneficiar a população. “É gratificante ver o auditório lotado de pais, familiares e responsáveis para a abordagem de um tema tão importante e de grande impacto na nossa vida, que é o cuidado com nossos filhos. Não é fácil governar uma cidade com o país em crise, mas tivemos essa iniciativa, aprovada pela Câmara de Vereadores, que vai oferecer diversas atividades diversas a nossas crianças. Quando elas não estiverem na escola, estarão inseridas em várias ações. Vamos priorizar o cuidado com nossas crianças e adolescentes e reforçar que não pode faltar em nenhuma casa, o amor, o colo de mãe, o abraço do pai e a palavra de incentivo”, frisou.
O vice-prefeito Marcelo Batista destacou que o Agente Mirim é mais um programa diferenciado para o município. “Sabemos da importância da bolsa auxílio que será oferecida aos participantes, mas essa remuneração não é tudo. Vejo como primordial o conteúdo e a estrutura que essas crianças terão, acompanhadas de profissionais e de pessoas responsáveis”, frisou.
“Temos muito a comemorar. O objetivo é atender nosso público e garantir não só a transferência de renda, mas atividades que contribuirão com sua formação enquanto cidadão”, disse a secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, explicando que a bolsa auxílio, de R$ 200 mensais, será disponibilizada apenas a um integrante por família. “Mais de uma criança da família poderá participar das atividades, mas a remuneração será apenas de um para que possamos contemplar o maior o número de famílias”, disse Tânia, ao lado da coordenadora do Programa Agente Mirim, Gabriela Bento.
Com a iniciativa, as crianças e adolescentes receberão treinamentos distribuídos em módulos com noções de análise de riscos, meios de prevenção, educação ambiental, noções de cidadania, ética, ações sociais, saúde bucal, higiene pessoal, educação no trânsito e primeiros socorros, entre outros temas relacionados ao desenvolvimento e vida em sociedade.
Participaram também das atividades a subsecretária de Assistência Social, Rosane Barreto; o coordenador de Transporte, Fábio Castro; o coordenador da Defesa Civil, Marcos Alves; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Cássio Reis; o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; e os vereadores José Borba, Xande Moreno e Chiquinho Arué.