Prefeitura lança “Embaixadores do Meio Ambiente”

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira (27), na Escola Municipal Professora Regina Celi Passos, o lançamento oficial da ação “Embaixadores do Meio Ambiente”. A atividade vai envolver 30 adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Jovens em Ação. A iniciativa será realizada em parceria com as secretarias de Agricultura, Meio ambiente e Pesca; Saúde; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; e Coordenadoria de Defesa Civil.
Participaram da programação a prefeita Fátima Pacheco, o vice-prefeito Marcelo Batista; a secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, a subsecretária Rosane Barros; a coordenadora do Programa Rosilene Pessanha; o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca Lopes; o coordenador da Defesa Civil, Marcos Alves; e o vereador Luiz de Acil.
Fátima lembrou a importância do meio ambiente e disse que o próprio ser humano muita vezes provoca danos ao mesmo. “Com a implementação dessa ação, nossos adolescentes terão a oportunidade de aprender e se tornarem multiplicadores de informações. Vocês serão vozes poderosas e empoderadas para ajudar na preservação e dizer que só estamos conseguindo fazer de Quissamã uma cidade melhor porque contamos com essa parceria”, disse a prefeita.
“É uma honra participar e acompanhar a criação de mais essa importante iniciativa em prol dos nossos jovens. Que vocês lutem, aprendam e sejam multiplicadores e que a gente possa avançar em conhecimento, mas acima de tudo em respeito. Desejo a todos muita paz e saúde e que possamos nos fortalecer cada vez mais como seres humanos”, enfatizou o vice-prefeito Marcelo Batista.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, falou da gratidão de poder acompanhar de perto as ações desenvolvidas no município em prol da assistência aos munícipes. “Agradeço a todos os parceiros, aos jovens e familiares envolvidos porque sem eles nada disso seria possível. Agradeço à prefeita Fátima e a todos que direta ou indiretamente sonharam juntos conosco essa ação”, destacou.
A subsecretária Rosane Barros também enfatizou a importância dos embaixadores. “Que vocês se comprometam com a preservação ambiental e tirem proveito de tudo que aprenderão”, frisou.
“A iniciativa tem como objetivo promover atividades relacionadas à preservação do meio ambiente com os jovens, que serão capacitados para informar e multiplicar conhecimentos sobre sustentabilidade, reciclagem, fontes alternativas de energia e preservação de ecossistemas. É uma atividade de grande relevância com papel importante na construção da cidadania e no desenvolvimento sustentável”, disse Rosilene Pessanha.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca Lopes, reforçou que por meio da iniciativa, os jovens serão qualificados para as questões ambientais e também como cidadãos. “Aprenderão sobre o funcionamento do departamento do meio ambiente, fiscalização, procedimento para alvará; serão treinados nas questões ambientais nas unidades de conservação do município, rede de tratamento de esgoto, entre outras questões. Será uma oportunidade única para esses jovens e que de fato eles se tornem Embaixadores do Meio Ambiente”, ressaltou.
O coordenador da Defesa Civil, Marcos Alves, falou da alegria em poder contribuir com a iniciativa. “É uma satisfação poder ter a equipe da Defesa Civil envolvida nessa ação de grande importância, com benefícios diretos para toda a população”, pontuou.