Prefeitura investe na melhoria da iluminação pública

O programa de modernização da iluminação pública de Quissamã tem avançado e beneficiado vários pontos da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com maior capacidade de luminosidade. A Prefeitura, por meio da secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, contabiliza 1.000 lâmpadas utilizadas. A taxa de iluminação pública, destinada a custear a prestação efetiva e ou potencial dos serviços de instalação, manutenção e operação do sistema de iluminação das vias e logradouros públicos do município e suas regras, foi instituída pela Prefeitura de Quissamã no ano de 2005 (AQUI). A secretaria dispõe de duas equipes para a manutenção, instalação e reparos em toda a cidade. O telefone para solicitação de qualquer tipo de serviço é o 22 2768-9300, ramal 9394.
O subsecretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Danilo Chagas, fala da importância da modernização do sistema. “Quissamã tem inovado também na iluminação das ruas. A instalação das lâmpadas de LED segue algumas etapas: Na primeira, foram instaladas na área central e ruas transversais; na rua do comércio; e no Canto da Saudade. Após a implantação desta fase, a concessionária de energia fez a conferência e o cadastro. Na segunda etapa, foram instaladas na Estrada do Correio Imperial, áreas ao redor da Rodoviária de Caxias, toda a extensão da ciclovia; RJ 196 (de Betos Bar até o final do Sítio Quissamã). Essas instalações foram informadas à concessionária e estamos aguardando a vistoria da mesma para as devidas atualizações. A próxima fase é levar esta iluminação moderna para os mais de 4 mil pontos espalhados pela cidade”, disse.
Desde de 2019, a Prefeitura vem realizando melhorias na iluminação. A proposta busca, justamente, aumentar a luminosidade das vias, atrelada a fatores sustentáveis. Dessa forma, utilizam-se lâmpadas que garantam a qualidade da iluminação. A consequência disso é a diminuição no consumo de energia.