Prefeitura investe na formação continuada de educadores

A secretaria de Educação de Quissamã promoveu, na última semana, mais uma edição do Programa Formação Continuada, iniciado em 2017, que prioriza a capacitação dos professores do Segundo Segmento, mas também se estende aos demais profissionais que atuam nas escolas. Os encontros acontecem dois dias por mês, sempre às terças e quintas-feiras, com a participação de nomes renomados na área.
O tema deste mês foi Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem dos Alunos. O palestrante foi o doutor em Educação e Psicologia Jair Passos, um dos profissionais mais importantes no Brasil em treinamentos educacionais, saúde, qualidade de vida, terapia, comunicação, liderança, persuasão e relações humanas.
Segundo Jair, o momento abordou como lidar com esse novo perfil de adolescentes e jovens que chegam ao Segundo Segmento, em relação ao emocional. “Percebi que em Quissamã os professores são muito bem preparados, alguns inclusive com mestrado e doutorado, porém existe um aspecto para o qual a universidade não prepara, que é saber trabalhar a inteligência emocional, inteligências múltiplas e lidar com esse aluno que vem com muita agressividade. Então, se o professor não cuidar de si, não consegue cuidar dos alunos”, afirmou.
Ele se disse surpreso com a humildade acadêmica dos participantes, que se mantiveram atentos e participativos, quando isso não é comum, pois geralmente encontra muitos professores prepotentes e arrogantes. Em Quissamã, segundo destacou, encontrou profissionais com vontade de aprender, já que hoje todos encontram problemas de disciplina ou de comportamento.
“Precisamos criar uma comunicação mais efetiva e direta, apresentar um novo modelo de aula que possa envolver esse aluno. Como professor fiquei muito orgulhoso com a participação de todos, pois não queriam que terminasse e, por isso fizemos um pacto de voltar, provavelmente no próximo ano, e continuar com esse trabalho”, informou.
Jair enalteceu a proposta de formação continuada. “Aqui, a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, teve a coragem de parar tudo e rever a prática. Isso é louvável e por isso me empolguei tanto em participar, porque Quissamã é um outro Rio de Janeiro, com um grupo determinado. A busca não é pelo certificado, mas pelo aprendizado”, concluiu.
As próximas edições da Formação Continuada acontecem nos dias 23 e 25 de outubro, com abordagem através de Oficinas de Jogos Educativos e em 27 e 29 de novembro, sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações no Segundo Segmento. Segundo a secretaria municipal de Educação, as formações visam a integração, a interação e a troca de conhecimentos entre os professores, aperfeiçoando os saberes necessários à atividade docente.