Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Prefeitura investe em novo equipamento para Maternidade

Prefeitura investe em novo equipamento para Maternidade

Neste mês em que se comemora o Dia da Mulher, a Prefeitura de Quissamã apresenta mais uma conquista para as grávidas, com a aquisição de um cardiotocógrafo para o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. A prefeita Fátima Pacheco e o secretário de Saúde, Ricardo Tigre, estiveram na unidade hospitalar acompanhando a instalação do aparelho e apresentação feita pelo médico e coordenador da maternidade, Carlos Eduardo Anomal.
“Este equipamento oferece mais segurança quando, no final da gravidez e durante o parto, podemos monitorar os batimentos cardíacos do feto e também as contrações da paciente”, informou Carlos Eduardo, afirmando ainda que toda a equipe de obstetras está preparada e capacitada para fazer uso do novo equipamento, que atenderáa demanda do hospital municipal.
Segundo Ricardo Tigre, a maternidade integra a Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, no sentido de humanizar o trabalho de parto. E essa prática já é seguida, sendo uma das poucas maternidades públicas a permitir acesso do acompanhante, seja feminino ou masculino, mas a maioria restringe pela questão de gênero.
“Somos uma maternidade regional, pois atendemos gestantes de Carapebus e Conceição de Macabu e esse aparelho traz um diferencial, evitando, inclusive, muitas cesarianas desnecessárias, na medida que dá segurança ao profissional de saber que não há sofrimento fetal e que com isso a gestante pode aguardar o trabalho de parto acontecer naturalmente. E, em contrapartida, também possibilita identificar situações de trabalho de parto onde se faz necessária a cesariana, garantindo assim qualidade de atendimento tanto para a mãe quanto para o bebê”, explicou o secretário.
A prefeita também expressou sua satisfação com mais esse avanço para a Saúde. “Nossa maternidade é referência para a região porque, além dos equipamentos necessários para oferecer segurança para o atendimento, temos uma equipe de qualidade, com profissionais capacitados e empenhados em desempenhar seu trabalho. Esse novo aparelho vai oferecer ainda mais segurança para a tomada de decisão do profissional em cada caso, ao optar pelo parto normal ou uma cesariana”, completou Fátima.
O exame – A cardiotocografia é um método de avaliação das reais condições do bebê dentro da barriga da mãe e detecta a frequência cardíaca do feto e as contrações uterinas e, através de um registro gráfico, o médico pode avaliar o bem-estar materno fetal. Alguns médicos utilizam esse exame como rotina no pré-natal no final da gestação, como uma forma de complementar os exames de ultrassonografia.
Sua grande vantagem é ser um método não invasivo e de fácil realização, quando eletrodos ligados a um monitor são colocados na barriga da mãe e, durante cerca de 20 a 30 minutos, o aparelho registra de modo contínuo a frequência cardíaca e movimentos do bebê, bem como a presença e duração de contrações do útero. Ao final do exame, o aparelho gera um laudo em forma de gráfico, semelhante ao de um eletrocardiograma, que deve ser interpretado pelo especialista. Dependendo do resultado do exame, eventualmente, o médico pode definir o melhor momento e método de realizar o parto.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.