Prefeitura inicia pagamento dos idosos com distribuição de máscaras e orientações

A Prefeitura de Quissamã iniciou, na manhã desta desta segunda-feira (6), o pagamento dos beneficiários do programa social de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Pessoa Idosa. Para prevenir e evitar aglomerações, a secretaria de Assistência Social modificou o calendário de pagamento dos contemplados, dividido por letra, que acontecerá durante toda a semana. Outra medida, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi a distribuição de máscaras de proteção individual, produzidas por costureiras locais, qualificadas pelo centro de formação da secretaria. A ação contou com a higienização das mãos com álcool 70% e informações sobre os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus, com o apoio da Guarda Civil Municipal e de guarda-vidas. A iniciativa visa proteger o grupo de maior risco contra o Covid-19. As equipes estiveram na Caixa Econômica Federal e na casa lotérica.
“Iniciamos o pagamento dos programas sociais na última quinta-feira (2), e esta semana estarão recebendo os idosos inscritos no programa. Pedimos para os que tiverem a possibilidade de enviar alguém mais jovem para fazer este recebimento, que adotem essa postura, pois é importante que os idosos permaneçam em casa. As equipes da Assistência, Saúde e da Guarda Municipal estarão garantindo todo o suporte necessário para que não haja aglomeração e darão a segurança necessária para a proteção de todos na prevenção ao coronavírus. Queremos nossos queridos idosos saudáveis e felizes”, disse a prefeita Fátima Pacheco.
O pagamento do benefício dos idosos segue o seguinte calendário: dia 6, idosos com os nomes iniciados pelas letras A, B, C e D; dia 7, idosos com os nomes iniciados pelas letras E, F, G, H, e I; dia 8, idosos com os nomes iniciados pelas letras J, K, L, e M; dia 9, idosos com os nomes iniciados pelas letras N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, Y, e Z.
Para quem recebe o Renda Mínima, os valores começam a ser liberados no dia 13 para os beneficiários cujos nomes começam com as iniciais A, B, C, e D. No dia 14, para as pessoas com as iniciais E, F, G, H e I. No dia 15, para os contemplados com nomes iniciados pelas letras J, K, L e M; e no dia 16, para as pessoas que iniciam os nomes com as letras N, O, P, Q,R, S, T, U, V, X, Y e Z. A agenda de pagamento segue nos dias 28 e 29, para Auxílio Moradia.
A Prefeitura ampliou os valores dos programas sociais já para o pagamento de abril. Os idosos, que recebiam R$ 150 por mês, agora têm direito a R$ 250. No Renda Mínima, o valor saltou de R$ 100 para R$ 250. O PCD, passou de R$ 100 para R$ 250. Outro reajuste implementado, de 15%, foi no tíquete-alimentação dos servidores públicos municipais, que subiu de R$ 387,04 para R$ 445,10, o que representará, mensalmente, em mais de R$ 1 milhão circulando no comércio local.