Prefeitura inicia obra de ampliação da rede de esgoto entre a Penha e João Francisco

A Prefeitura de Quissamã deu início às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. Nesta segunda-feira (13/09), a prefeita, Fátima Pacheco, e o secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Junio Selem, acompanharam os trabalhos na Praia de João Francisco. A rede será ampliada em 9km e obra contempla ainda duas estações novas – João Francisco a Penha e Santa Catarina -, além da modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Centro. O investimento é de mais de R$ 11 milhões, com recursos próprios da prefeitura, e vai gerar mais de 30 empregos.
– Quando investimos em saneamento básico, estamos investindo em saúde. Hoje damos início a essa obra extraordinária, aguardada há anos pela população de Quissamã. Uma obra que vai proporcionar qualidade de vida aos moradores da praia e também do bairro da Penha – frisou a prefeita Fátima Pacheco.
A engenheira responsável Natália Cunha ressalta que a obra será exemplar no que diz respeito a equipamentos.
– Essa estação de tratamento de esgoto é bastante atual, tecnologia de ponta, o que há de melhor no mercado hoje com maior tipo de eficiência. Será um modelo aberta a visitação – detalhou a engenheira.
O secretário Junio Selem destaca que a obra vai marcar a história do município. “Vamos tirar a estação de tratamento de dentro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e levar para Penha. Tratar todo esgoto sanitário da Penha e da praia. Essa obra começa hoje e a previsão é concluir no prazo de um ano”, disse o secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo.
Nesta primeira fase são gerados sete empregos. Com todas as frentes de trabalho em andamento, a obra vai gerar mais de 30 postos de trabalho. Um dos trabalhadores da obra, Joel, morador do Canto da Saudade, falou sobre o momento. “Estamos muito felizes por abrir essa porta de emprego. Agradeço por essa oportunidade, pelo crédito de confiança e nos comprometemos a fazer o melhor”, disse o trabalhador.