Prefeitura inicia limpeza no Canal Campos-Macaé em Quissamã

Um dos principais cartões-postais de Quissamã, o Canal Campos-Macaé passa por limpeza. A prefeita Fátima Pacheco acompanhou, nesta quarta-feira (22/09), o primeiro dia do serviço que tem como objetivo tornar o canal navegável para a atividade turística. Na retirada de plantas aquáticas é utilizada uma escavadeira hidráulica moderna que permite mais eficiência e rapidez na ação. A máquina foi adquirida pela Prefeitura com recursos de emenda do deputado federal Felício Laterça.
– Desde o nosso primeiro mandato, temos buscado muitas parcerias em Brasília, com diversos deputados federais e senadores. São inúmeras parcerias que tem contribuído com o Município na Saúde, Educação, Infraestrutura e na compra de implementos para a Agricultura, como desta escavadeira hidráulica adquirida com recursos de emenda do deputado Felício Laterça e que vai nos possibilitar fazer também a limpeza de outros canais na nossa cidade – frisou a prefeita Fátima Pacheco.
No trecho em Quissamã, o Canal Campos-Macaé tem 26 quilômetros de extensão. Nesta primeira fase, o serviço começa no Centro da cidade e segue em direção à ponte do Imbiú. Na fase seguinte, a intervenção ocorrerá do outro lado da ponte até o Rio Macabu. O trabalho é realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.
– Essa escavadeira é do tipo Long Reach, mais moderna, possui o braço alongado. São 14 metros de comprimento, seis a mais que o modelo comum, o que permite trabalhar em uma área maior com mais eficiência e rapidez. Estamos construindo duas gaiolas vazadas, que serão adaptadas ao lado da caçamba e vão ampliar a área de atuação – explicou o engenheiro agrícola Arnoldo Reilly.
Ainda segundo Arnoldo, Quissamã tem centenas de quilômetros de canais e a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca vai elaborar um cronograma de limpeza para auxiliar também a atividade agrícola.