Prefeitura inaugura Cras de Santa Catarina

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e o vice-prefeito Marcelo Batista inauguraram, na noite de quinta-feira (3), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras III) de Santa Catarina. A unidade oferecerá todos os serviços disponibilizados no município, com atendimento feito por equipe multidisciplinar, atendo moradores do bairro e de localidades do entorno, como Machadinha, Sítio Santa Luzia, Bacurau, Sítio Boa Vista, Beira de Lagoa, Sítio Bonfim e Mutum.
O novo equipamento é fruto de uma indicação do vice-presidente da Câmara Municipal, Calico Leite. Para a prefeita Fátima Pacheco, a entrega do Cras III é mais uma conquista que merece ser comemorada. “É importante valorizar cada avanço, porque tudo é resultado de um trabalho em equipe. Sempre lembro o quadro adverso que encontramos quando assumimos o governo, com cerca de R$ 100 milhões em dívidas, frota sucateada e município com nome sujo no CAUC, sem poder receber recursos, entre outras adversidades. Com determinação, apoio da base aliada na Câmara e empenho do nosso competente grupo de servidores, vencemos os obstáculos e trilhamos um novo caminho. Se alguém perguntar qual legado que deixaremos, certamente poderemos citar o nome limpo, o respeito à população, o compromisso com um futuro melhor para todos”, frisou a prefeita.
Fátima destacou que, além do Cras, Santa Catarina já teve a praça e o posto de saúde reformados e que dois novos espaços de lazer serão entregues, remodelados, em breve. “A antiga quadra de areia está recebendo grama sintética e a quadra coberta terá melhorias, que envolvem recuperação do telhado e sua estrutura; banheiros, alambrado, instalação elétrica e pintura. Teremos locais adequados para atividades esportivas e de recreação”, completou.
O vice-prefeito Marcelo Batista citou a importância da descentralização do atendimento em diversas áreas, como a Assistência. “O morador não vai precisar se deslocar para ter acesso aos serviços e programas. É uma iniciativa que melhora a vida das pessoas. Felizmente, sob o comando da prefeita Fátima, Quissamã está na contramão do que é observado na região. Várias cidades estão cortando serviços e enfrentando dificuldades para manter suas contas em dia, inclusive o pagamento do funcionalismo”, pontuou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, lembrou o poder de articulação da atual gestão. “A inauguração de uma obra é um marco importante, pois demonstra ação em equipe e a determinação da prefeita em realizar, não apenas construindo, mas também articulando. Isso permitiu que o município atravessasse um período de turbulência, de indefinição em relação a questões como a redistribuição dos royalties”, disse.
O papel do Cras foi destacado pela secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães. “O Cras é a porta de entrada da Assistência, com estrutura montada para fortalecer a convivência com a família e com a comunidade; um instrumento essencial para a proteção social. Essa inauguração é motivo de orgulho para todos nós”, frisou Tânia, ao lado da subsecretária Rosane Barros e da coordenadora no novo espaço Micheli Braga.
Presidente da Associação de Moradores, Frederico Leite agradeceu o olhar atencioso do governo por Santa Catarina. “As melhorias acontecem em diversas frentes. A praça voltou a ser um espaço das famílias e o posto de saúde foi reformado. Teremos uma quadra society, com grama sintética, e uma quadra coberta com estrutura adequada para sua completa utilização. A Prefeitura é aberta ao diálogo e isso só traz benefícios para gestores e comunidade”, completou. As palavras de Frederico foram endossadas pelo secretário de Governo, Marcinho Pessanha. “Estamos sempre dispostos a conversar, a acolher. Valorizamos o olho no olho. Essa interação tem feito a diferença”, finalizou.
A inauguração do Cras III, que funcionará na rua Zezinho Pereira, próximo ao PSF, foi prestigiada por secretários, coordenadores, servidores e população, em geral.