Prefeitura garante descarte correto de pneus velhos

Em Quissamã, os cuidados com o meio ambiente também são tratados como prioridade. O município segue com ação de recolhimento e destinação adequada de pneus inservíveis. Os materiais coletados nas borracharias e comércios locais são encaminhados para armazenamento em um ponto de coleta e, posteriormente, são destinados para reaproveitamento e passam a ser utilizados como fonte de energia e matéria-prima para a indústria.
Para realização do serviço, o município conta com um Termo de Cooperação com uma empresa constituída pelos maiores fabricantes de pneus comprometida com a logística reversa e que faz o transporte, de forma gratuita. “A secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca conta com uma rquipe de funcionários responsável pelo recolhimento periódico dos pneus para que eles tenham uma destinação final adequada e não sejam descartados indevidamente no meio ambiente. Quando descartados irregularmente, eles acumulam água e contribuem na proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do recolhimento nas borracharias e no comércio, estamos à disposição da população pelo número 2768-1836. Basta o morador ligar informando o local onde se encontram os pneus, que a equipe irá recolher”, disse Ney Aleixo, um dos representantes da secretaria.
“Essa coleta do material é relevante e a população fica ciente de que o resíduo será coletado e isso dá uma regularidade no serviço e faz com que os munícipes tenham confiança de que esse material terá o destino correto. E hoje já estamos vendo o resultado”, reforçou o secretário Luiz Carlos Fonseca Lopes.
Estima-se que o tempo de decomposição do pneu seja de 600 anos. Por isso, quando pneus velhos são descartados de forma incorreta podem contribuir para o entupimento de rios e redes de esgotos, causando inundações e contaminando o solo. Além disso, os pneus descartados ocupam um espaço considerável nos aterros sanitários e, se incinerados de forma incorreta, tornam-se agentes da poluição atmosférica.