Prefeitura entrega projeto Papo de Menina para análise da Câmara Municipal

Depois da realização do primeiro debate sobre a temática do “Papo de Menina”, foi dado mais um importante passo para a implementação do programa. Nesta terça-feira (29), a prefeita Fátima Pacheco e a secretária de Educação, Helena Lima, entregaram aos vereadores o projeto de lei que cria o “Papo de Menina”. O programa agora segue para análise e votação na Câmara Municipal.
O programa Papo de Menina prevê a distribuição mensal de dois pacotes de absorvente higiênico e um sabonete íntimo a 1,4 mil meninas em idade menstrual. Essas jovens são matriculadas do segundo segmento do Ensino Fundamental à EJA (Educação de Jovens e Adultos). No primeiro mês, as estudantes receberão ainda uma necessaire do programa.
“Meninas deixam de ir às aulas por não se sentirem confortáveis por conta do período menstrual ou até mesmo não terem o absorvente íntimo. Isso nos fez refletir sobre essa situação, de como é importante assistir a essas jovens. Esse tema se agravou com a pandemia e tem sido um debate levantado em boa parte do nosso país”, frisou Fátima Pacheco.
Estiveram presentes os vereadores Simone Flores, Marcinho Pessanha, Ailson Belarmino, Mazinho Batista, Adeilson Lopinho, Rildo, Leone Cordeiro, Cássio Reis e Fábio Castro. A secretária de Educação ressaltou que o Programa Papo de Menina em sua essência vai além da distribuição dos absorventes higiênicos.
“Ele tem um caráter pedagógico. Vamos fornecer informação que essas meninas precisam e também aos meninos para que possam entender esse momento. O programa prevê ainda a promoção de debates sobre a saúde da mulher, o futuro da mulher no mercado de trabalho, empoderamento feminino e violência”, concluiu.