Prefeitura entrega novo banheiro na praia do Visgueiro

Em uma manhã ensolarada, a prefeita Fátima Pacheco, acompanhada do vice-prefeito Marcelo Batista; do subsecretário de Obras, Edi da Silva; dos vereadores Calico, Cassio Reis, Leone Cordeiro, Xande de Moreno e José Borba (licenciado e atual secretário de Agricultura); e do chefe do Parna Jurubatiba, Marcelo Braga Pessanha, fez a entrega do novo banheiro da praia do Visgueiro. O projeto e realização da obra nasceram da necessidade apontada pelos moradores em uma reunião do Governo Itinerante, ocorrida em agosto de 2017, e a construção foi realizada no mesmo local onde havia o antigo banheiro que, à época, foi interditado pela Defesa Civil e demolido pela secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, por oferecer risco eminente de desabamento. O novo prédio conta com acessibilidade para cadeirantes e portadores de necessidades especiais, chuveiros na parte externa, divisórias de mármore e espelhos, o que proporcionará mais conforto e comodidade para os moradores e visitantes do balneário.
A prefeita Fátima Pacheco falou das ações já efetuadas no Visgueiro. “No Governo Itinerante, a população participou e apontou as principais demandas e necessidades, que de fato, são do nosso conhecimento. Na ocasião, era a demanda do transporte, a manutenção da estrada, a questão da água, iluminação pública e o banheiro. Estamos aqui entregando a obra, um banheiro de alto padrão, moderno e com acessibilidade. Temos mantido a estrada limpa, conversamos com a Cedae sobre a possibilidade de trazer água encanada para cá, já que o encanamento passa a 8 quilômetros daqui, e a iluminação pública tem recebido manutenção de rotina. Encontramos um cenário conturbado financeiramente e, no ano passado, nos dedicamos a cuidar da Saúde, Educação, Assistência Social, parcelar as inúmeras dividas herdadas, porque achamos o nome de Quissamã sujo no CAUC. Limpamos o nome da nossa cidade, fomos a Brasília atrás de recursos e, ao lado do povo, dos secretários e dos nossos vereadores, conseguimos trazer mais de R$ 20 milhões em parcerias. Vamos continuar trabalhando pelo bem de nossa cidade”, frisou.
“É com muita alegria e satisfação que estamos aqui hoje para fazer a entrega desta importante obra, que vai trazer mais conforto para os visitantes e para os moradores desta linda praia. É muito importante que se encontre o mínimo de conforto nos lugares em que estejamos e a prefeitura tem proporcionado isso para a população. Mas, é preciso preservar! O mais triste é quando os funcionários da prefeitura, com todo carinho e amor, fazem a reforma, preparam o patrimônio público, e em três ou quatro dias aparece tudo quebrado. Hoje temos uma ferramenta importante de vigilância e denúncia para o bem, que é o celular. Então, nos ajudem a preservar o que é de vocês”, disse Marcelo Batista.
O morador Amaro José da Penha Silva, 65 anos, mais conhecido como Barretinho, falou de mais esta conquista. “Esse banheiro veio na hora certa. Há muitos anos que pedíamos uma solução e, graças a Deus, fomos ouvidos. Uma obra muito bonita, de bom gosto que todos nós da praia do Visgueiro aprovamos. Estamos empenhados para manter o nosso banheiro sempre limpo e intacto”, destacou.
O subsecretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Edi da Silva, falou da importância da população participar das reuniões nos bairros. “Quero ressaltar o quanto a participação da população nas reuniões é importante. A necessidade da construção deste novo banheiro nasceu de uma demanda apresentada pelos moradores no Governo Itinerante, que foi realizado na casa do senhor Silvestre. Com os apontamentos feitos, os serviços foram executados e estamos aqui pra entregar essa linda obra para os moradores. Parabenizo a prefeita e todos os profissionais da Prefeitura que tornaram mais esta conquista realidade”, concluiu.
“Lembro de quando assumimos a Prefeitura, encontramos o município com diversas pendências fiscais junto a órgãos estaduais e federais. Anos atrás, a cidade arrecadava R$ 250 milhões e o custeio girava em torno de R$ 210 milhões, sobrando R$ 40 milhões para investimento. Quando Fátima assumiu, o custeio continuava na casa dos R$ 210 milhões, só que a arrecadação girava em torno de R$ 180 milhões. Imediatamente, houve uma reorganização dos gastos públicos, redirecionando e usando de maneira eficiente os investimentos municipais em prol da população. Em todas as partes que íamos, encontrávamos equipamentos públicos sucateados. Porém, com muito trabalho, dedicação e o direcionamento e o trabalho da prefeita Fátima Pacheco, temos dando passos largos, desenvolvendo Quissamã”, disse o secretário de Governo, Marcinho Pessanha.
O chefe do Parna Jurubatiba ressaltou a importância do cuidado com o que é público “Eu sou o responsável pelo Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e pra mim, essa obra do banheiro é de extrema importância, porque esse ano vamos abrir a visitação de carros 4×4 e é preciso ter lugares para as pessoas pararem para ir ao banheiro, ter o quiosque para se alimentar, beber uma água. Então, parabéns à Prefeitura de Quissamã pela obra aqui no Visgueiro. Porém, é preciso que a própria comunidade ajude a preservar. Por tanto, temos que despertar para o cuidado com a coisa pública”, ressaltou Marcelo Braga Pessanha.