Prefeitura entrega mais 223 certificados dos cursos de qualificação

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou, na noite de terça-feira (3), a entrega de 223 certificados dos cursos de qualificação profissional, oferecidos gratuitamente pelo município, ministrados pelo Senai (Almoxarife, Carpinteiro de Telhado, Instalador Hidráulico Residencial, Assistente Administrativo, Operador de Computador e Operador de Guindaste) e pela Westgroup (CBSP e HUET).
A mesa de autoridades contou com a presença da prefeita Fátima Pacheco, do secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; do subsecretário Cássio Reis; do vice-presidente da Câmara Municipal, Calico Leite; dos vereadores José Borba, Luiz de Acil e Xande Moreno, autor da indicação para os cursos de salvatagem; e de Débora Pereira, representante da Westgroup.
Fátima destacou que um dos pilares de sua gestão é o investimento nas pessoas. “Esse é mais um momento importante em nossa gestão. Em 2017, encontramos um quadro adverso, com dívidas, programas sociais paralisados, frota sucateada, entre outras dificuldades, mas destinamos recursos para a implantação do maior programa de qualificação da história de Quissamã. Nosso maior desafio é a geração de emprego e renda. Estamos dando condições para que os quissamaenses se preparem para enfrentar o mercado de trabalho”, frisou.
Arnaldo Mattoso destacou os números expressivos alcançados em três anos. “Nos cursos ministrados pelo Senai foram 660 pessoas capacitadas em diferentes áreas. Na primeira turma de CBSP e HUET, com a Westgroup, reunimos 125 alunos. Em um quadro, onde observamos municípios vizinhos com dificuldade até para pagar salários dos servidores, Quissamã dá um exemplo de gestão com capacidade de gerenciamento. A Prefeitura faz um investimento, que não é barato, e espero que os formandos valorizem a oportunidade que receberam”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento, Econômico, Trabalho e Turismo.
O subsecretário Cássio Reis destacou que o programa de qualificação tem a capacidade de transformar vidas. “A capacitação é fundamental em um mercado cada vez mais competitivo. Ela abre um leque de opções e permite que sonhos sejam realizados. É uma satisfação muito grande quando recebemos a notícia de alguém que finalizou um curso e já está inserido em sua profissão”, pontuou.
Esse é o caso, por exemplo, de Deyvison dos Santos Ribeiro, de 29 anos, morador do bairro de Caxias. “Fiz o curso de operador de empilhadeira e agora trabalho no Porto do Açu, em São João da Barra. A qualificação fez toda a diferença e sou grato ao programa implantado pela Prefeitura. Quero seguir buscando conhecimento, esse é o caminho para quem pretende crescer”, completou.
Representante da Westgroup, Débora Pereira elogiou a iniciativa. “O mercado offshore apresenta sinais de recuperação. A Prefeitura de Quissamã ofereceu o curso de salvatagem no momento propício. Os instrutores deram ótimas referências da turma e agradeço, em especial, à equipe da secretaria de Desenvolvimento pelo suporte durante o treinamento”, comentou.