Prefeitura entrega espaço do Programa dos Idosos

A Prefeitura de Quissamã inaugurou, na manhã desta sexta-feira (26), o Espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos. A entrega foi feita em transmissão online, pelas redes sociais, em virtude da pandemia do coronavírus, assim como ocorreu, recentemente, nos eventos comemorativos ao 31° aniversário de emancipação político-administrativa do município. O espaço, na Rua Conde de Araruama, no Centro, conta com área coberta, recepção, almoxarifado, cozinha, banheiros com acessibilidade, auditório, e salas para atendimento médico, equipe técnica e Conselhos.
A prefeita Fátima Pacheco, que era secretária municipal de Assistência Social quando o Programa dos Idosos foi implantado, em junho de 2000, falou da nova conquista. “É uma alegria enorme garantir aos idosos um espaço amplo, acolhedor, com área coberta. Esse programa garante qualidade de vida e inserção social a pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento da cidade. São 1.200 participantes, que além das diversas atividades oferecidas, contam com acompanhamento de equipe multidisciplinar e recebem complemento de renda mensal de R$ 250. Quissamã é uma cidade que cuida das pessoas, com ações que são referência, por exemplo, na Assistência, Saúde, Educação, Esporte e Cultura”, ressaltou.
Fátima abordou ainda a queda da arrecadação, provocada pela redução da atividade econômica no período da pandemia. “Vivemos um momento difícil. A pandemia do coronavírus, que ceifa vidas, também tem impacto nas receitas. Enfrentamos o desafio de governar uma cidade que oferta serviços de qualidade, com perda de 40% na arrecadação. Com responsabilidade, transparência, articulação e muito trabalho, vamos superar as adversidades, assim como ocorreu em 2017, no início de nossa gestão. Estamos empenhados em garantir o melhor para a população, com os salários dos servidores e terceirizados sendo pagos em dia, assim como o tíquete e os benefícios dos programas sociais”, completou.
O vice-prefeito Marcelo Batista frisou que o governo tem demonstrado competência e compromisso com a cidade. “Temos que agradecer a Deus. Só observamos notícias tristes no noticiário e, apesar dos problemas mundial, Quissamã tem avançado em diversas frentes. O trabalho da Assistência é diferenciado e esse novo espaço retrata o carinho com que as ações são desenvolvidas. No aniversário de emancipação, entregamos a revitalização do terminal rodoviário, a ponte do Machado e a praça do Matias. São conquistas relevantes para o município”, avaliou.
A secretária municipal de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, também acompanha do programa desde a sua criação. “Ter um espaço adequado é a realização de um sonho, que foi concretizado pela atual gestão. A Prefeitura tem feito muito por todos os segmentos e a Assistência é exemplo desse empenho. Nossos idosos têm o devido reconhecimento”, frisou.
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos, Madalena Moreira, elogiou a estrutura. “O espaço é amplo, arejado, e foi especialmente preparado para garantir, além do apoio da equipe multidisciplinar, muita diversão para todos os participantes”, completou.
O médico geriatra Ricardo Mesquita, integrante da equipe do SCFV dos Idosos, participou da entrega do novo espaço e destacou os avanços. “O país atravessa um momento difícil, que vai passar. É uma satisfação presenciar a inauguração de mais essa conquista para Quissamã. O programa garante um apoio importante para os idosos, com acompanhamento de fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, entre outros profissionais. Isso garante melhor qualidade de vida e faz toda a diferença”, disse.