Prefeitura entrega 20 novos cartões do Programa Primeiros Passos

O Programa Primeiros foi ampliado pela Prefeitura de Quissamã, com a inclusão de mais 20 mães com filhos de zero a 6 anos, 11 meses e 29 dias, que receberam, nesta quarta-feira (1), os cartões já com o crédito de R$ 250. A entrega às novas beneficiárias foi feita pela prefeita Fátima Pacheco, no gabinete, e contou com as presenças do vice-Prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, e da secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.
O direcionamento do programa Primeiros Passos é uma transferência de renda que visa a proteção da Primeira Infância, garantindo o desenvolvimento nutricional e cidadania.
O crédito mensal é exclusivo para a compra de insumos do café da manhã em estabelecimentos localizados no município. Com a inclusão das 20 novas beneficiárias, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistências, alcança a marca de 340 famílias assistidas, um investimento de R$ 85 mil mensais.
“O programa além de garantir o reforço na primeira refeição das crianças, o cartão promove a dignidade das assistidas, que podem escolher nos estabelecimentos cadastrados os gêneros mais indicados para a necessidade de cada família, assegurando o desenvolvimento em uma fase muito importante”, destacou Fátima Pacheco.
Mãe da Marina (12 anos), Ana Ester (9), Samuel (6) e Raiany (3), Mariana Ribeiro comentou como vai utilizar o cartão, no reforço da alimentação das suas crianças.
“Sem dúvidas vou poder incrementar o café da manhã dos meus filhos, com uma ajuda significativa no orçamento para a compra de gêneros como leite, pão, manteiga entre outros”, avaliou Mariana Ribeiro.
A Prefeitura de Quissamã tem feito transferências de renda a segmentos importantes, com formação de uma rede de proteção e desenvolvimento de ações de assistência. De sete a 14 anos, a Prefeitura possui o programa Agente Mirim atendendo mais de 700 crianças e adolescentes; mais de 300 jovens de 15 a 18 anos, no Jovens em Ação; e 100 de 18 a 23 anos, por meio do Juventude Ativa. Além do Renda Mínima e o PAI (Programa de Atenção ao Idoso).