Prefeitura empossa gestores das unidades da rede municipal de ensino

Uma cerimônia marcou a posse dos gestores das unidades da rede municipal de ensino de Quissamã na manhã desta quinta-feira (7), no auditório da Prefeitura. A prefeita Fátima Pacheco e o vice-prefeito Marcelo Batista recepcionaram os profissionais da Educação, que receberam um certificado de boas-vindas para o ano letivo de 2021. Também participaram da mesa da solenidade a secretária de Educação, Helena Lima da Costa; o subsecretário de Educação Robisson da Silva Serra; o vereador Ailson Barreto; e a diretora pedagógica da Escola Municipal Profª Maria Ilka de Queirós e Almeida, Ariana França Ribeiro, representando os gestores.

Em seu discurso, a prefeita Fátima Pacheco ressaltou os avanços da Educação nos últimos quatros anos, com o município registrando a sua maior média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com a nota de 6,1, ultrapassando inclusive a meta projetada para o ano de 2025. As dificuldades nesse período, principalmente durante a pandemia da Covid-19, também foram lembradas como motivos para o alcance da maturidade da equipe. Além da aprovação do Plano de Cargos e Salários da classe, que será enquadrado no próximo dia 15.

“Gostaríamos de realizar um evento maior para agradecer a cada profissional da Educação da nossa rede municipal, mas, por conta da pandemia, estamos recebendo os diretores das escolas para representar a equipe. A Educação envolve todas as políticas públicas, por isso reafirmo que as escolhas corretas que fizemos para a gestão das unidades tiveram excelentes resultados. Um diretor de escola é como um líder comunitário, pois conhece bem o seu bairro, as características e os moradores da sua região”, disse Fátima Pacheco.

Participação da família

Durante a cerimônia, os participantes da mesa também ressaltaram a importância da aproximação da família ao ambiente escolar. O projeto “Família na Escola” foi a principal ferramenta para a união de pais, alunos e profissionais da educação nas escolas. Porém, com a pandemia da Covid-19, o calendário foi adiado. “Em 2020, com a pandemia, os professores ampliaram seus trabalhos pra além da sala de aula. Vejo que a participação familiar auxiliou muito nas aulas em casa neste período. Imagino que seria muito mais difícil se não existisse o Família na Escola”, conta a prefeita.

Na mesma linha, o vice-prefeito Marcelo Batista agradeceu o desempenho dos profissionais da Educação em todo o município. “Hoje em dia, o papel dos gestores vai além do seu trabalho. Eles educam e também atuam como se fossem psicólogos para auxiliar os alunos e sua família. Essa participação é muito importante para o desenvolvimento da Educação”, acredita o vice-prefeito.

A secretária de Educação, Helena Lima da Costa, elogiou a equipe, ressaltando a importância desses profissionais nos bairros. No total, 29 profissionais foram empossados nesta quinta-feira.
“O diretor escolar ocupa um papel de dimensão singular nos espaços escolares. São eles que garantem os avanços na aprendizagem de todos os alunos, criam um ambiente em que os professores e os funcionários aprendam enquanto ensinam, fomentam a parceria entre família e escola, implementam políticas públicas educacionais, fortalecendo a rede de ensino como um todo e contribuem para garantir educação pública de qualidade”, disse Helena Lima
Foram empossados os seguintes diretores e diretoras:

Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner
Creche Rachel Francisca C. da Silva
Lucilene Barcelos – Diretora administrativa
C.M.E.I. Raquel Maria de Queirós Mattoso
Claudia Marcia Paula Ludgério – Diretora administrativa.
C. M. E. I. Manoel Ribeiro
Marilúzia Leal Massena da Silva – Diretora administrativa