Prefeitura em contato direto com comerciantes de Barra do Furado

A criação de uma feira ou festival gastronômico, mais transporte para deslocamento até a cidade, reforço da iluminação e chuveiro público na Barrinha são algumas das prioridades apresentadas pelos comerciantes de Barra do Furado à prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, na noite de quinta-feira (2). O encontro, realizado na Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, contou ainda com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; da responsável pela Casa do Empreendedor, Renata Gonçalves, e da comunidade , Alexsandro Pinto, o Tinoco. Também foram tratadas, na reunião, as regras para os ambulantes trabalharem no Carnaval.
Segundo o quiosqueiro Salvador das Dores, vários postes instalados nas proximidades do seu estabelecimento estão apagados. “Isso dificulta muito as pessoas que circulam à noite ou preferem ficar até mais tarde”, disse.
Outra comerciante, Luzia Rangel elogiou a segurança no verão, principalmente nos finais de semana, quando o fluxo de visitantes é maior. “Hoje temos mais guardas municipais e salva vidas. A segurança pública melhorou muito em poucos dias, e os moradores e comerciantes estão mais tranquilos”, contou.
A prefeita Fátima Pacheco lembrou que em apenas 30 dias de governo conseguiu avançar em diversas frentes, mesmo com as dificuldades constatadas no município. “A cidade tem governo, e não dá mais para conviver com a desordem que herdamos. Estamos atentos às reivindicações, e dando respostas aos problemas, como na área da saúde (ambulância e insumos), limpeza pública (mutirões), saneamento (desobstrução da rede de esgoto) e segurança”, declarou, acrescentando que o Turismo vai buscar a identidade cultural da praia para realização de eventos, a iluminação pública está sendo recuperada aos poucos devido às licitações para compra de materiais e o transporte alternativo deve ganhar novo formato nos próximos dias.
Cadastramento — O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, anunciou que a Casa do Empreendedor estará na localidade para atender no CRAS, os ambulantes e o comércio em geral, que vão trabalhar no Carnaval. “Vamos cadastrar esse segmento, para que ele possa atuar com organização”, explicou.
De acordo com o comerciante Tiãozinho, uma fiscalização mais intensa vai inibir a presença do pessoal de fora que aparece no verão, e não paga impostos. “Não é justa essa concorrência, porque cumprimos o nosso dever e queremos que nossos direitos sejam assegurados”, falou. Já a dona de trailer Maria Luzia acredita que a legalização é a saída para solucionar o problema. “Todos nós temos que nos unir e cumprir as leis do município. Só assim, não teremos mais problemas”, frisou.
Segundo Mattoso, cabe ao Município combater os ambulantes irregulares e organizar esse comércio. “Para que a presença do comércio de fora seja inibida, devemos ocupar os nossos espaços. Nos vazios, eles poderão atuar desde que paguem impostos”, ressaltou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico destacou que os comerciantes de Barra do Furado podem se tornar micro empreendedor individual (MEI), garantindo mais segurança e lucros em suas vendas. “A Casa do Empreendedor oferece cursos gratuitos para todos. Temos uma equipe para acompanhar o comerciante que quiser regularizar sua situação”, concluiu.