Prefeitura e UFRJ articulam convênio para cursos em Quissamã

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, recebeu na tarde desta quinta-feira (18), a diretora geral do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Macaé, Arlene Gaspar, para discutir a assinatura de um convênio para ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Educação, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente. No encontro realizado no anfiteatro da Prefeitura, que contou com a presença de secretários, coordenadores e assessores, professores e a coordenação de extensão da universidade falaram sobre os cursos oferecidos pela instituição, e que poderão ser ministrados no município, a partir da apresentação das demandas que deverão ser levantadas nos próximos dias pelas pastas.
As secretarias de Educação, Agricultura e Saúde apresentaram sugestões de cursos, como acompanhamento da merenda escolar (Nutrição) e de Robótica, capacitação de enfermeiros e Farmácia Viva, estudos ambientais nas Unidades de Conservação (APA da Ribeira e Parque Natural Municipal dos Terraços Marinhos), e treinamentos de agricultores e pescadores, entre outras.
Segundo Arlene, o convênio prevê a vinda de professores a Quissamã, para realização dos cursos. Os alunos só participarão das aulas em Macaé, quando ingressarem na universidade, através de vestibular. “Temos cursos em diversas áreas criados pelo Ministério da Educação (MEC), e é importante estendê-los a Quissamã, devido aos diversos segmentos e à proximidade com Macaé”, disse.
A prefeita Fátima destacou que o convênio vai facilitar a qualificação em diversas áreas, para o crescimento do município. “É importante para Quissamã ter uma instituição com selo de excelência e os alunos estudando em nossos espaços. O conhecimento adquirido através dos estudos é valioso e estamos trabalhando para que cada vez mais a população possa se qualificar e ser inserido no mercado de trabalho. Temos a certeza que com a universidade por perto vamos poder nortear nossos caminhos”, ressaltou.